Quais são as cidades mais seguras de Santa Catarina para morar

Quais são as cidades mais seguras de Santa Catarina para morar?

Santa Catarina é um dos melhores estados brasileiros para viver. Além disso, possui algumas das cidades mais seguras do Brasil.

Quem não procura um lugar que além de lazer, acesso à educação e saúde, também ofereça segurança para seus moradores.

A segurança é necessária para uma vida de qualidade, por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais a segurança em sua vizinhança.

Cidades mais seguras de Santa Catarina

Santa Catarina é considerada um dos estados mais completos do Brasil, essa classificação se dá por conta das indústrias, centros comerciais e pólos tecnológicos. Além disso, o estado possui muitos pontos turísticos.

1.   Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul é considerada a 4ª cidade mais segura do Brasil, atrás apenas de 3 cidades do estado de São Paulo. A cidade está entre as mais seguras do país, com um índice de homicídio de 5,5 casos a cada 100 mil habitantes.

A segurança da cidade é um fruto do trabalho que acontece entre a polícia e a população, onde a polícia é responsável pela parte operacional e a população cuida da prevenção à criminalidade.

Além disso, outro fator que influencia na taxa de homicídio é a educação local. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é muito superior comparado ao restante do país. Por tanto, basta procurar uma boa imobiliária em Jaraguá do Sul, escolher seu imóvel e viver com segurança e tranquilidade.

2.   Brusque

O índice de homicídios em Brusque é surpreendente, cerca de 5,8 a cada 100 mil habitantes.

Em 2017 foi a única cidade do Brasil que, mesmo tendo mais de 100 mil habitantes, não contabilizou nenhum óbito por crime violento. O que é ainda mais surpreendente, isso mostra a estrutura de Brusque.

O Comando da Polícia Militar local, aponta que a cidade possui uma população de profissionais éticos, trabalhadores, que têm boa relação com a justiça e segurança pública. O que está relacionado com o trabalho dos agentes de segurança, apenas esses fatores de segurança de Brusque.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é o maior de todo o estado de Santa Catarina. Além disso, a cidade possui uma forte economia, principalmente no ramo têxtil, foi de lá que surgiram marcas famosas como Colcci e Havan.

3.   Tubarão

Tubarão é a 12ª cidade mais segura de Santa Catarina, o índice de homicídio é de 8,1 casos a cada 100 mil habitantes.

A cidade leva o título pelos investimentos que fizeram, como renovação de alvarás para Polícia Militar e Civil, rádio patrulha, compra de armas e etc. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão de gastos anualmente com a segurança.

4.   Lages

Lages já apresentou uma taxa de homicídio de 8,8 por 100 mil habitantes, resultado também da economia forte da cidade, que influencia até na segurança da cidade.

A cidade é conhecida pela sua pecuária, indústrias de madeira e agricultura muito poderosa. O turismo também é um dos destaques da cidade, por conta da paisagem natural na região, que atrai muitos turistas.

Também vale ressaltar que a Lages conta com uma ótima qualidade no saúde. Ela possui um dos melhores centros clínicos de Santa Catarina. Além disso, oferece uma estrutura ótima e profissionais de saúde de qualidade, o lugar recebe alunos de todo o Brasil para o ensino superior.

5.   Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é uma das cidades mais famosas do estado, o índice de homicídios é de 14 a cada 100 mil habitantes, o que não é alto.

A cidade tem uma integração muito eficiente entre os órgãos de segurança. Dessa forma, a Polícia Civil e Militar, assim como o Corpo de Bombeiros e o IGP são mobilizados, sempre em conjunto.

Outro ponto que leva a cidade a estar entre as mais seguras do estado, é o investimento em segurança indireta, como a iluminação pública e outras coisas do gênero. E tem como objetivo cair na taxa de homicídios para alcançar altas posições em cidades mais seguras.

6.    Blumenau

Blumenau registrou uma taxa de homicídios de 14,1 por 100 mil habitantes nos últimos anos. Essa taxa vem caindo constantemente por conta de investimentos realizados pelo prefeito local.

Por mais que não tenha índices baixos em criminalidade, nos últimos anos tem registrado maior porcentagem de resolução de casos e a polícia vem se empenhando em melhorar a segurança da cidade.

Essas são algumas das cidades mais seguras de Santa Catarina, o estado é considerado um dos melhores para viver.

Se você busca cidades com qualidade de vida e que ofereçam segurança, Santa Catarina é ideal para você e sua família.

É um estado com muitas oportunidades e está em constante desenvolvimento, o que tem atraído investimentos, até mesmo para o setor de segurança, já que as empresas investem nisso também.

Se quer mudar para uma dessas cidades de Santa Catarina, procure uma imobiliária de confiança para te auxiliar durante esse processo.