8 praias catarinenses para conhecer em 2022

Nem só pela serra o estado catarinense é conhecido, abrigando também diversas praias incríveis e algumas das mais bonitas de todo o país, com águas claras e areias branquinhas. Conhecidas ao redor de todo o mundo, as praias catarinenses estão distribuídas em mais de 500 quilômetros de litoral, oferecendo opções para todos os gostos e idades, principalmente para quem quer ter maior contato com a natureza. Além disso, a maior parte delas possui excelente infraestrutura e natureza preservada, sendo possível visitar com amigos, família, para praticar esportes, ter experiências gastronômicas e muito mais. Portanto, para te ajudar, separamos para o post de hoje as 8 praias catarinenses que você precisa conhecer em 2022.

1. Praia da Ilhota, Itapema

Além de abrigar belezas naturais de tirar o fôlego, muitos decidem procurar uma imobiliária em Itapema a fim de investir ou morar na região, visto que oferece excelente qualidade de vida e ótima infraestrutura para turistas e moradores. A Praia da Ilhota é um dos refúgios do município, visto que é pouco explorada e por isso, conserva um visual simples e belezas naturais bastante preservadas. Para quem quer aproveitar para relaxar e descansar, esse é o local ideal, com faixa de areia dourada, águas cristalinas e águas levemente agitadas.

2. Lagoinha do Leste, Florianópolis

Considerada uma das praias mais bonitas da capital catarinense, a Lagoinha do Leste, no entanto, é uma das que possuem mais difícil acesso. Só é possível chegar até ela pelas trilhas que saem do costão da Praia Matadeiro, pela trilha do Pântano do Sul ou de barco. Além disso, as trilhas não são muito fáceis, mas com certeza valem a pena, visto que as belezas são incríveis. Extremamente preservada, essa é a praia ideal para quem prefere cenários selvagens e não liga para grande infraestrutura.

3. Praia da Sepultura, Bombinhas

Essa é uma praia bem pequena, mas ainda assim, é uma das mais bonitas de toda a região. Sem quase nenhuma onda no mar, o local é o preferido de famílias com crianças, com águas cristalinas que permitem observar os vários peixinhos, principalmente do lado direito, junto às pedras. Com pouca infraestrutura, ela não deixa a desejar, oferecendo o suficiente para poder aproveitar o dia todo as belezas da região.

4. Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú

Envolta por pedras e restingas, suas águas são muito limpas e agitadas, sendo necessário ficar esperto, pois o mar pode ser traiçoeiro por aqui. Ainda que não tenha muita infraestrutura, próximo à praia está uma rua onde você irá encontrar alguns restaurantes para os serviços que precisar ao longo do dia. É considerada uma das praias mais bonitas da cidade e ainda possui o certificado Bandeira Azul.

5. Praia da Ferrugem, Garopaba

Sempre cheia de turistas, a Praia da Ferrugem é bastante animada, principalmente em épocas comemorativas, recebendo muitos estrangeiros, especialmente argentinos. Com menos de 20 mil habitantes, Garopaba conta com praias incríveis, sendo que a da Ferrugem é ponto de migração de baleias francas entre os meses de julho e outubro, sendo possível observá-las por lá.

6. Ilha de Porto Belo, Porto Belo

Com beleza paradisíaca, a Ilha de Porto Belo conta com natureza extremamente preservada, mas sem deixar de lado o conforto e comodidade para os visitantes. Aqui, os turistas poderão aproveitar ao máximo as diversas opções de lazer, atrativos e serviços de qualidade. Para chegar até o local, é necessário pegar um barco, que oferece bastante animação e paisagens incríveis, além de contar um pouco sobre a história da baía. A fim de manter a preservação, são permitidas 1879 pessoas por dia, no máximo.

7. Guarda do Embaú, Palhoça

A cerca de 46 km de Florianópolis, Guarda do Embaú está localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, abrigando cerca de mil moradores, que se dividem entre comerciantes, surfistas, artesãos, pescadores e surfistas. Para chegar até o local é necessário atravessar o rio da Madre, que faz divisa geográfica entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça.

8. Praia da Armação da Piedade, Governador Celso Ramos

Por fim, a Armação da Piedade é uma das praias mais bonitas da região de Governador Celso Ramos, localizada em uma enseada bastante tranquila, fazendo com que o mar pareça uma piscina gigante. Com diversos tons de azul o local ainda é pouco conhecido e por isso, mantém sua preservação e belezas naturais intocadas. Além disso, ela ainda possui um passado histórico importante, visto que foi uma armação baleeira entre os anos de 1743 e 1850, restando apenas uma capela e algumas ruínas para visitar.

Então, agora que você sabe quais são algumas das melhores praias catarinenses para conhecer em 2022, já pode preparar seu roteiro de viagem. Aproveite que ainda estamos na alta temporada para curtir ao máximo seus dias de verão em praias incrivelmente belas e com muita natureza para se conectar.

8 praias catarinenses para conhecer em 2022