6 museus brasileiros para conhecer

6 museus brasileiros para conhecer

Com dimensões continentais, o Brasil é extremamente rico em cultura e uma história cheia de reviravoltas. Como consequência, existem diversos museus espalhados pelo país que ajudam a contar nossa história. Sendo assim, eles são essenciais não apenas para informar sobre os acontecimentos, mas também para garantir que coisas ruins não voltem a acontecer. Afinal, o conhecimento é fundamental e, independente da idade, é importante estar atento para manter-se bem atualizado sobre nossa história. Portanto, se você gosta de passeios históricos, continue acompanhando o post de hoje e veja 6 museus brasileiros que você precisa conhecer.

1. Museu Histórico de Itajaí, Itajaí, Santa Catarina

Atualmente, muitos procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de investir ou morar em um Apartamento Novo na Praia Brava, visto que é um dos lugares que mais se valorizam no estado catarinense. No entanto, nem sempre as coisas foram dessa forma e o Museu Histórico de Itajaí é capaz de apresentar uma boa noção sobre a história do município. O prédio, que na verdade é um palácio, foi construído em 1925, possuindo arquitetura eclética, que encanta pela beleza da construção. Ele já abrigou os três poderes e hoje em dia conta com exposições temáticas, de curta e longa duração, com destaque para objetos do cotidiano, tecnologia, armaria, mobiliário de época, ferramentas, obras de arte, arte sacra, etc.

2. Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro

Localizado na zona portuária no Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional com certeza é uma visita obrigatória para quem está na cidade e quer saber mais sobre a história do Brasil. Ele foi fundado no ano de 1922 e foi curado de uma forma extremamente didática, narrando a trajetória do Brasil de maneira linear. Com centenas de quadros em seu acervo, existem ainda documentos e objetos icônicos com mais de 500 anos que contam nossa história com maestria. Certamente esse é um passeio imperdível.

3. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paraná

O Museu Oscar Niemeyer, localizado na capital ecológica brasileira, é um museu diferente. Isso porque, além de contar com um acervo extremamente rico, ele ainda possui uma arquitetura diferenciada. A primeira parte da construção foi inaugurada em 1967, com o maior vão livre do país, e a segunda (o “olho”) foi concluída no ano de 2002, sendo que toda a obra é do grande arquiteto que dá nome ao local. Sendo assim, o museu abriga um importante acervo de obras de artistas paranaenses, além de receber os principais eventos e mostras de arte que passam pelo Brasil.

4. MASP, São Paulo

É impossível falar sobre museus brasileiros e não citar o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), sendo um dos lugares mais icônicos da grande Avenida Paulista. Mas, além de contar com um projeto arquitetônico extremamente interessante e diferente, o local recebe as mais diversas exposições de todo o mundo, abrigando em seu acervo permanente, obras muito importantes, como as de artistas como Renoir, Botticceli, Monet, Van Gogh, Degas, Vélazquez, Goya, Bosch, entre outros. Portanto, para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da arte, esse com certeza é o lugar ideal. Além disso, depois do passeio é possível caminhar por uma das avenidas mais importantes do país.

5. Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais

Localizado a apenas 60 km da capital mineira Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é o maior museu de arte ao ar livre de toda a América Latina, unindo natureza e criação humana de uma maneira única e totalmente diferenciada. Inclusive, ainda que você não seja um grande amante de artes, realizar o passeio pelos quase 100 hectares de área com exposições (sendo mais de 700 hectares de preservação ecológica) com certeza vai fazer com que você tenha uma excelente experiência, interagindo com o meio ambiente e as obras com harmonia. Sendo assim, principalmente para quem gosta de fotografar, esse é o cenário ideal.

6. Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco

Por fim, o Instituto Ricardo Brennand é um acervo de arte, história e curiosidades, localizado em um complexo arquitetônico que tem um estilo medieval bastante peculiar. Projetado pelo arquiteto e colecionador que dá nome ao instituto, o museu conta com a maior coleção de armas brancas do mundo. Inclusive, o local foi construído para que o arquiteto mostrasse suas coleções, que ainda incluem obras importantes, como as do artista Frans Post e diversos objetos que contam um pouco da história do período de ocupação holandesa no estado de Pernambuco. Além disso, para quem desejar, é possível realizar seu próprio evento no local, visto que oferece espaços distintos com os mais diferentes tipos de arquitetura.

Então, agora que você conhece alguns dos principais museus brasileiros, já pode escolher qual visitar primeiro. Lembre-se de confirmar os horários de funcionamento para garantir que poderá conhecer a atração desejada durante sua viagem. Assim, você evita dores de cabeça e garante a melhor experiência.