Lazer e cultura: quais cidades valorizam esses setores

Lazer e cultura: quais cidades valorizam esses setores?

O Brasil é o quinto maior país do mundo, possuindo dimensões continentais. Justamente por isso, é extremamente diverso, sendo que cada canto possui suas manifestações artísticas, histórias e costumes típicos. A cultura é de extrema importância para nossa vida, assim como o lazer, sendo necessário buscar estar sempre em contato com atrativos desse tipo durante viagens e também no dia a dia. Contudo, sabemos que atrações culturais não são as mais buscadas e consequentemente não muito difundidas. Então, pensando nisso, para o post de hoje separamos 5 cidades brasileiras para conhecer ou morar que investem na cultura e lazer. Vamos lá?

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Balneário Camboriú é uma pequena cidade litorânea do norte catarinense, mas que abriga muito desenvolvimento, opções de lazer e cultura para seus visitantes e moradores. Ela é conhecida por sua vida noturna agitada, com excelentes bares, restaurantes e muito agito. Além disso, é famosa por suas belezas naturais de tirar o fôlego e extremamente preservadas. Mas, mais do que isso, BC também conta com um roteiro cultural elaborado cuidadosamente, onde é possível visitar a Biblioteca Municipal Machado de Assis, o Arquivo Histórico Municipal, Feiras, o Teatro Municipal Bruno Nitz, galerias, museus, monumentos e muito mais. Contudo, para que sua experiência de viagem seja ainda melhor, nossa dica é procurar uma imobiliária em Balneário Camboriú para encontrar imóveis, sejam casas ou apartamentos disponíveis para aluguel de temporada.

2. São Paulo, São Paulo

São Paulo é uma cidade rica em cultura e suas atrações estão espalhadas por todo o município. No centro, você poderá conhecer o Theatro Municipal, a Catedral da Sé e o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil. Além disso, nessa região você pode (e deve) subir no mirante do Farol Santander, conhecido como o Empire State Building paulista, assim como visitar a Pinacoteca e a Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do Brasil.

Na região do Ibirapuera, você não pode deixar de conhecer os três museus que dividem o espaço com o parque, que são o Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderna e o Museu Afro Brasil.

Já na Avenida Paulista, existem espaços culturais por toda sua extensão e uma boa dica é ir aos domingos, visto que ela fica fechada para carros. Ainda que os estabelecimentos fiquem mais cheios, é possível conhecer o lugar com calma e sem preocupações. Não deixe de conhecer o Instituto Moreira Salles, o MASP, a Casa das Rosas e o Itaú Cultural.

3. Paraty, Rio de Janeiro

Paraty foi eleita patrimônio cultural e natural pela UNESCO e realiza diversos festivais, como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), Bourbon Festival Paraty e o Paraty em Foco. Mas, além dos festivais, ao caminhar pelas ruas de paralelepípedos você terá contato com casinhas coloniais e muita cultura. Não deixe de conhecer as cachoeiras e praias da cidade, além de experimentar a tradicional cachaça Gabriela.

4. Belém do Pará, Pará

É aqui que a Amazônia encontra o mar, sendo o destino ideal para combinar os pontos históricos com gastronomia, além de poder conhecer melhor a vida local da Amazônia. Na praça central da cidade, o Complexo Feliz Lusitânica, você pode conhecer a Igreja de Santo Alexandre, que abriga o Museu de Arte Sacra. Além disso, visite a Catedral da Sé e o Forte do Castelo, que foi a primeira construção realizada pelos colonizadores da cidade.

É fato que a cultura de Belém está diretamente ligada com a gastronomia e por isso você não pode deixar de saborear os pratos típicos, como o tucupi, vatapá, caruru e tacacá. Além disso, para ter uma experiência ainda mais completa, opte por almoçar no restaurante Manjar das Garças, que está localizado dentro do Parque Mangal das Garças, bem às margens do Rio Guamá, oferecendo uma vista privilegiada da região.

5. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, apesar de tudo, possui opções de lazer muito ricas em cultura. Não deixe de conhecer o Palácio do Catete, local onde viveu Getúlio Vargas e alguns antecessores. Com arquitetura neoclássica, o edifício também é o Museu da República. Além disso, para os fãs de arte moderna o MAM (Museu de Arte Moderna) é um ótimo passeio. Outra opção bacana é o Centro Histórico, que abriga o Theatro Municipal e o Centro Cultural do Banco do Brasil, duas construções muito bonitas. Não deixe de conhecer o Real Gabinete Português de Leitura, que é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, e a Fundação Biblioteca Nacional, a maior da América Latina. Por fim, visite o Museu do Amanhã, uma das atrações mais recentes da cidade maravilhosa.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos para se divertir e ter contato com a cultura, já pode escolher qual será sua próxima viagem. Lembre-se de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre a cidade e assim garantir um passeio completo.