Guia para iniciantes para usar o TikTok

Guia para iniciantes para usar o TikTok

Se você ainda não está usando o TikTok, pode estar perdendo uma enorme plataforma de crescimento.

E à medida que ela cresce, agora é o momento perfeito para aprender a usar o TikTok. Para ajudar você a começar, abordamos todos os conceitos básicos neste guia rápido — desde a configuração de uma conta até o compartilhamento do seu primeiro vídeo!

O que é o TikTok? 

O TikTok pode parecer uma história de sucesso da noite para o dia, mas a plataforma social de compartilhamento de vídeos existe há anos.

Lançado em 2016 por sua empresa-mãe  ByteDance , com sede em Pequim, o TikTok foi um sucesso instantâneo entre  os usuários da Geração Z  na China. Mas não foi até 2017, quando a ByteDance adquiriu outra plataforma de compartilhamento de vídeo (Musical.ly), que decolou na América do Norte e na Europa.

E se você pensou que o TikTok era apenas para danças virais ou vídeos de dublagens, está enganado. Há muito mais!

De conteúdos de humor e hacks secretos, a tutoriais de beleza e vídeos de pets, há espaço para todos os tipos de conteúdo na plataforma.

Como configurar sua conta TikTok

Antes de mergulhar nas coisas divertidas, como postar vídeos, você precisará criar uma conta no TikTok e se familiarizar com a plataforma.

Veja como:

Passo 1: Inscreva-se

Vá para a App Store ou Google Play e baixe o TikTok. Ao abrir o aplicativo, você se encontrará na página “Para você” (também conhecida como página inicial do TikTok).

A partir daí, vá para a guia “Eu” no canto inferior direito da tela. Aqui, você será solicitado a se inscrever usando seu número de telefone, endereço de e-mail ou contas de mídia social pré-existentes.

Depois de ter uma conta, clique em “Editar perfil” para atualizar seu nome de usuário e biografia, adicione uma foto de perfil e adicione um  link para sua biografia ,  se aplicável.

Essas edições simples são ótimas maneiras de otimizar seu perfil. Agora, quando as pessoas visitam sua página, elas obtêm informações importantes sobre sua marca imediatamente.

Passo 2: Confira as páginas “Para você” e “Descobrir”

Como a maioria das plataformas de mídia social, as tendências rapidamente vêm e vão no TikTok. Portanto, se você deseja “pegar” uma tendência, é uma boa ideia agir rápido.

A melhor maneira de descobrir o que está em alta diariamente é percorrer as páginas “Para você” e “Descobrir”.

A página “Para você” é selecionada por algoritmos com base nos vídeos com os quais você interage, nas contas e hashtags que você segue, nas suas preferências de localização e idioma e no tipo de conteúdo que você cria.

A página “Descobrir” é selecionada usando  o algoritmo do TikTok , que faz o trabalho de encontrar tendências para você. Aqui, você verá as melhores hashtags TikTok, sons e efeitos populares. Clique em cada tendência para ver seus principais vídeos ou favoritar para mais tarde.

Passo 3: siga (e interaja com) criadores de conteúdo semelhantes

Você está tentando alcançar um público específico? Pense no tipo de conteúdo, marcas e criadores de conteúdo que eles provavelmente seguiriam e engajariam.

Depois de fazer algumas pesquisas, confira o que essas marcas e criadores estão compartilhando em suas contas do TikTok. E se eles se identificam com sua marca, siga-os!

Essa é uma ótima maneira de aprender mais sobre seu público-alvo, familiarizar-se com os vídeos que eles gostam de assistir e encontrar inspiração para tendências.

E se você quiser criar uma comunidade engajada em sua conta do TikTok, é uma boa ideia se envolver ativamente com outros criadores dessa comunidade.

Felizmente, o TikTok facilita com uma série de ícones que você verá à direita de cada vídeo:

  • O primeiro ícone (uma foto de perfil com um “+” embaixo) levará você ao perfil de um usuário, onde você poderá segui-lo.
  • O segundo é um coração, no qual você pode tocar para curtir um vídeo.
  • Há um balão de fala no qual você toca para deixar um comentário.
  • A seta permite compartilhar vídeos do TikTok para outras plataformas.
  • E há um ícone giratório semelhante a um registro que mostrará o som usado no vídeo (assim como outros vídeos que usam o mesmo som).

Como criar conteúdo para o TikTok

Quando você estiver se preparando para filmar seu primeiro vídeo do TikTok, não se preocupe com a qualidade da produção.

Ter um conceito criativo forte é muito mais importante.

O TikTok é conhecido por seu conteúdo não refinado, imperfeito e autêntico – para que você não precise ser um editor extraordinário.

Passo 1: Grave seu primeiro vídeo do TikTok

Para começar, basta pressionar o botão “+” na parte inferior central da tela. Isso abrirá sua câmera.

Usando os ícones na tela, você pode brincar com a velocidade de gravação, configurar um temporizador automático, adicionar um som ou filtro ao seu vídeo e se familiarizar com os muitos efeitos no aplicativo do TikTok.

DICA:  você também pode  adicionar sons,  textos, efeitos e adesivos aos seus vídeos quando terminar de gravar.

Passo 2: Efeitos, Duetos e Desafios

Depois de aprender o básico, você pode começar a tornar seus vídeos mais interessantes usando efeitos, participando de desafios e fazendo duetos com outros vídeos populares.

Na parte inferior da tela de gravação, você verá o botão “Efeitos”. Muitas das principais tendências e desafios do TikTok estão centrados nesses efeitos.

Pode haver um pouco de curva de aprendizado quando se trata de executar desafios e usar efeitos corretamente. Portanto, não se preocupe se você tiver que tentar algumas vezes antes de acertar.

Você também pode filmar duetos – um recurso popular no TikTok. Os duetos dividem sua tela ao meio e permitem gravar ao lado de vídeos de outros criadores. Para fazer um dueto, toque na seta em um vídeo pré-existente e clique em “Dueto”.

Passo 3: Carregando seu conteúdo

Quando seu vídeo estiver completo, a última coisa a fazer é adicionar uma legenda e clicar em “Postar”. Você também pode aumentar seu alcance adicionando hashtags relevantes  e encontrando seu melhor horário para postar no TikTok.

Conclusão

Como qualquer outra plataforma social, a melhor maneira de aprender a usar o TikTok é experimentar – não tenha medo de experimentar coisas novas. E com esses conceitos básicos em seu conhecimento, você está pronto para começar.