Destinos para curtir a natureza na região Sul do Brasil

Destinos para curtir a natureza na região Sul do Brasil

A região Sul do Brasil é conhecida por seu desenvolvimento e principalmente pelo frio. Mas, mais do que isso, ela ainda abriga belezas naturais incríveis, com paisagens de tirar o fôlego, mata preservada, cânions, cachoeiras, praias e muito mais. No entanto, sabemos que não é fácil escolher um destino, visto que a pluralidade sulista é grande. Portanto, para te ajudar, separamos alguns destinos para você que quer curtir a natureza na região Sul. Vamos lá?

1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Jaraguá do Sul é uma cidade localizada em meio às montanhas e a apenas 30 metros de altitude. Ela é considerada a quinta maior economia de Santa Catarina, sendo colonizada especialmente por alemães, acarretando em rica cultura, costumes, culinária e musicalidade. Justamente por seu desenvolvimento e proximidade com a natureza, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de instalar-se de vez no charmoso município.

Aqui, além de poder fazer trilhas, conhecer as montanhas, museus e parques, você ainda pode aproveitar para conhecer as praias próximas, como Penha, Itajaí, Balneário Camboriú, etc.

2. Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Essa é conhecida como a terra dos cânions, localizada a pouco mais de uma hora de Gramado. As acomodações da cidade são muito charmosas e ideais para uma viagem a dois, mas para os amantes de natureza esse também é um destino muito interessante. Além de caminhar para conhecer os grandes paredões de rocha, como o Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, você também pode degustar os vinhos da região, explorar as cachoeiras, como a dos Venâncios e ainda saborear a deliciosa culinária local.

3. Curitiba, Paraná

A capital ecológica do Brasil não poderia ficar de fora de nossa lista, com diversas atrações para os mais variados públicos. Dentro da cidade, você não pode deixar de visitar a Ópera de Arame e o Jardim Botânico, que fica ainda mais bonito na primavera. Mas, além disso, um dos destaques é o passeio de trem que corta a serra do mar em direção a Morretes. O trajeto costuma durar cerca de 4 horas e passa por pontes, cachoeiras, natureza extremamente preservada e alguns túneis. Por chegar na hora do almoço, você ainda pode saborear a deliciosa culinária local, como o barreado com farinha de mandioca.

4. Ilha do Mel, Paraná

A Ilha do Mel é um dos grandes destaques quando falamos em ecoturismo no Brasil, sendo considerada um dos lugares mais bonitos do Paraná. Com natureza extremamente preservada, não é permitida a entrada de veículos automotores e de tração animal, além de o número de visitantes ser limitado a 5 mil pessoas por dia. Justamente por esse conjunto de fatores, esse é o destino ideal para quem quer apenas relaxar e se conectar com a natureza. Não deixe de conhecer a Gruta das Encantadas, localizada no sul da ilha e o patrimônio natural mais importante da região. Além disso, o Farol das Conchas, construído em 1872 também é um ponto muito interessante, pois mesmo que não possa ser possível entrar dentro dele, a vista é uma das mais bonitas da ilha.

5. Florianópolis, Santa Catarina

Outro destino que não poderia ficar de fora é a ilha da magia, com belezas naturais incríveis e preservadas. A capital catarinense abriga mais de 100 praias espalhadas por seu território e você pode praticar diversas atividades, como surf, trekking, mergulho, ciclismo, etc. A Ilha do Campeche está localizada mais ao Sul de Florianópolis e conta com cenários paradisíacos, com piscinas naturais para mergulhar e apreciar a vida marinha preservada. Vale lembrar que ela é protegida pelo IPHAN e por isso há um controle diário do número de visitantes.

Além das praias, para quem ama natureza e aventura, a capital catarinense possui diversas trilhas com os mais diferentes níveis. A Trilha da Lagoinha do Leste exige esforço, mas a vista faz todo o percurso vale a pena.

6. Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Gramado e Canela são alguns dos destinos mais procurados no inverno brasileiro, com gastronomia típica europeia e arquitetura Bavária por todo o território. Gramado é ideal para famílias, casais, solteiros e públicos de qualquer idade, sendo que o principal destaque é o Lago Negro, um lugar mágico e extremamente bonito. Mas, além disso, sua vizinha, a pequena cidade de Canela também merece sua visita, com atrações variadas e culinária extremamente saborosa. Ela abriga a famosa Cascata do Caracol, localizada no Parque da Serra. Inclusive, além de poder aproveitar o frio, na época do verão, Gramado realiza o famoso Natal Luz, um passeio igualmente incrível.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos da região Sul para aproveitar a natureza, já pode escolher qual será sua próxima viagem. Lembre-se de criar um planejamento adequado para garantir que irá conhecer os lugares que realmente combinam com seu estilo de viajante.