Como aumentar o engajamento do Instagram

Como aumentar o engajamento do Instagram

Aumentar o engajamento do Instagram pode ser uma boa opção para você que é dono de uma loja ou mesmo alguém que pretende trabalhar como influenciador nesse ramo. Para isso, é necessário adotar algumas estratégias na hora de fazer as suas postagens. Tais estratégias podem ser de grande importância na hora de aumentar o engajamento e conseguir uma maior interação com as pessoas que o assistem, fazendo com que seja possível atingir todos os resultados pretendidos.

Com isso, facilita se tornar uma pessoa conhecida entre o público da internet, bem como permite tornar a sua marca (caso você divulgue seu trabalho nas redes sociais) notória neste ambiente. Diante disso, basta seguir algumas de nossas dicas de como aumentar o engajamento do Instagram. Sendo assim, se você não quer perder nada sobre o tema e ainda ficar por dentro de todas as nossas dicas, continue lendo o texto a seguir e saiba mais.

O que é o engajamento?

O engajamento, nada mais é do que uma interação que as pessoas consumidoras do seu conteúdo na internet têm com você. Sendo assim, podemos dizer que é considerado como sendo engajamento, toda e qualquer forma de contato que os internautas tenham com aquilo que você posta, como é o caso das curtidas, dos compartilhamentos das postagens, dos comentários, das respostas aos stories, do envio para outras pessoas, entre várias outras opções existentes.

Quando o usuário tem um bom engajamento com o seu público, significa que aquilo que está sendo postado é útil, interessante e chama a atenção das pessoas que visualizam o conteúdo. Assim, quando há um bom engajamento, significa dizer que as estratégias utilizadas pelo usuário estão funcionando e os espectadores começam a se interessar por tudo aquilo que for postado, considerando relevante.

Por que preciso ter engajamento no Instagram?

Uma das métricas mais relevantes para as pessoas que trabalham no Instagram é o engajamento. Isso porque ele é o responsável por indicar que aquela pessoa possui um bom relacionamento com o seu público. Sendo assim, marcas costumam investir em publicidade juntamente com as pessoas que possuem essa interação com o público. Além disso, os profissionais que atuam vendendo o seu próprio produto possuem chances maiores de converter os seus espectadores em clientes.

Outro ponto que merece destaque acerca do engajamento do Instagram é que ele será o responsável por fazer com que mais pessoas possam visualizar o seu conteúdo. Isso porque nem todas as postagens são exibidas para todas as pessoas que seguem uma página. Em termos simples, se você possui uma página com 100 mil seguidores, suas postagens não serão exibidas a todos eles. No entanto, quanto maior for o seu engajamento, mais pessoas irão visualizar a publicação, ou seja, o Instagram irá mostrar o seu post para mais pessoas.

A inteligência artificial do Instagram utiliza inúmeros fatores na hora de direcionar o conteúdo para as pessoas, sendo o engajamento um dos principais na hora da seleção. Sendo assim, quanto mais pessoas interagem com a sua página e o seu perfil, mais elas irão receber todos os seus posts e maiores serão as chances de fazer com que elas consumam aquilo que está tentando vender ou transmitir.

Como posso aumentar o meu engajamento?

A seguir, separamos algumas dicas que podem ser de grande utilidade para você que está tentando aumentar o engajamento do Instagram, são elas:

Utilize ferramentas de interação nas postagens

O próprio Instagram possui algumas ferramentas nativas que podem aumentar o engajamento. Essas ferramentas são conhecidas como CTA (Call to Action). Através delas, é possível aumentar consideravelmente a interação dos usuários com a sua página, por meio de incentivos próprios. Algumas dessas ferramentas são os toques em figurinhas, as enquetes, enquetes de músicas, perguntas e respostas, e muito mais.

Além disso, o usuário também pode utilizar a forma manual de chamar para ação, através de posts. Para isso, basta utilizar expressões como: “se gostou, não se esqueça de curtir e salvar a publicação” ou “comente aqui o que você achou desse post”. Tudo isso faz com que as pessoas interajam com os seus posts aumente o engajamento do público.

Escolha as hashtags certas

As hashtags também podem ser utilizadas para aumentar o engajamento do Instagram, se usadas corretamente. Isso porque ele reúne todas as postagens com a mesma hashtag, fazendo com que, ao fazer uso de qualquer uma delas, você possa ter a sua publicação listada e mostrada as pessoas que buscam por esse assunto ou pela hashtag específica, melhorando a visibilidade.

Sendo assim, as chances de atrair mais pessoas e alcançar novos seguidores se torna maior, visto que o alcance do seu perfil também irá aumentar com o uso das hashtags corretas para cada postagem. No entanto, cabe destacar que é necessário utilizar corretamente esse recurso e escolher apenas aquelas que tenham a ver com o conteúdo a ser postado e com aquilo que o seu perfil possui.

Faça posts na hora certa

O Instagram também possui uma ferramenta de análise de interação do público, indicando qual o horário onde ela é maior. Sendo assim, use a ferramenta de analytics e veja em que momento do dia a interação com o público ocorre de maneira mais significativa. Com isso, programe-se para postar todos os dias nesse mesmo horário. Assim, a interação com os seus posts irá aumentar bastante.

Tenha consistência nos posts

Ter consistência significa postar com uma determinada frequência. Isso porque, quanto menos você postar, menor será a interação com o público. Portanto, o ideal é criar um calendário de postagens diárias, semanais e mensais. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Aposte nos stories e Reels

Por fim, duas ferramentas de grande utilidade na hora de aumentar o engajamento são os stories e o reels. Ambas oferecem inúmeras possibilidades de interação com o público que visualiza o conteúdo. Nos stories, temos as figurinhas, as enquetes, hashtags e muito mais. Já a ferramenta Reels proporciona aos usuários um potencial maior de “viralizar”, ou seja, ele é exibido para milhares de pessoas em simultâneo, ainda que não utilize hashtags ou outros recursos de segmentação de público. Com isso, mais pessoas podem visualizar o seu conteúdo e consequentemente aumentar o engajamento do Instagram.