Como deixar a internet mais rápida

Como deixar a internet mais rápida? – Confira dicas para acelerar sua conexão!

Como deixar a internet mais rápida? O que podemos fazer de forma “manual” em casa para ter uma conexão mais limpa, rápida e sem travar? Essas são perguntas comuns que recebemos de nossos leitores. Muitos deles possuem problemas diários com a conexão de internet, o que acarreta problemas em seus dispositivos, consequentemente.

Apesar de estar presente no Brasil desde a década de 70, a fibra ótica só se tornou realmente popular nos últimos 10 anos. Até então, as conexões mais comuns de internet eram via cabo ou via rádio. Ambas as conexões eram fracas e caíam constantemente, além de serem lentas.

Com a chegada da fibra, tudo mudou. Atualmente, qualquer pessoa pode ter uma conexão de alta qualidade em sua casa. Porém, algumas pessoas ainda sofrem com problemas diários de conexão, até mesmo aquelas que possuem conexão via fibra ótica em sua casa.

Como deixar a internet mais rápida, nesses casos? Existe uma série de práticas que podem melhorar a sua conexão, o seu sinal de internet e fazer com que seus apps abram mais rapidamente. Quer saber como? Então leia conosco, vamos lá!

Verifique sua conexão

O primeiro passo de como deixar a internet mais rápida é verificar sua conexão. Muitas vezes, e com muitas vezes queremos dizer quase que comumente, algumas provedoras de internet não repassam a quantidade de mega que o cliente realmente contratou. Apesar de ser algo errado, acontece bastante.

Com isso, queremos dizer que a empresa para quem você paga internet pode estar repassando menos conexão do que você realmente paga. Assim, a sua conexão está lenta não por sua culpa, mas por culpa da provedora. O que fazer nesses casos? Um teste de velocidade.

Basta pesquisar “Teste velocidade internet” em seu Google Chrome e clicar em “Executar teste de velocidade” no primeiro resultado que aparece na página de pesquisa. Ao fazer isso, a ferramenta do Google irá realizar o teste e dizer quanto de mega está chegando em sua casa.

Importante ressalva: realize o teste com todos os outros dispositivos de sua casa desconectados do wifi. Quando se contrata 500 mega, por exemplo, os mesmos são distribuídos entre os aparelhos conectados. Então para aparecer 500 mega no teste, é necessário que somente o aparelho de teste esteja conectado no wifi.

Práticas que melhoram a velocidade da internet

Bem, você já realizou o teste que mencionamos acima e os resultados estão dentro do normal: a sua conexão realmente está de acordo com aquilo que contrata e paga mensalmente. Mas sua internet ainda continua lenta, o que fazer? Como deixar a internet mais rápida? Abaixo deixamos algumas práticas que podem ajudar nesse caso. Leia:

Verifique pontos de interferência

Busque deixar o wifi em uma área da casa com pouca interferência de paredes ou outros móveis e eletrodomésticos. Caso more sozinho e queira internet de qualidade em seu quarto, pois é onde usa seu computador, coloque o roteador nesse mesmo cômodo, assim evita maiores interferências.

Deixe o roteador longe de superfícies metálicas

Superfícies metálicas como as que compõem eletrodomésticos ou até mesmo espelhos tendem a refletir o sinal do wifi. O que isso significa? Que ter um espelho grande no mesmo cômodo do roteador ou colocá-lo em cima da geladeira não é uma boa ideia. Coloque-o em um ambiente mais aberto e longe de eletrodomésticos.

Verifique a qualidade dos fios

Usa o mesmo roteador há muitos anos? Um dos possíveis problemas de sua conexão podem ser os cabos conectados ao roteador. Caso os mesmos estejam roídos por ação externa como gatos ou ratos, a conexão pode ficar pior a cada dia que passa, e até mesmo parar em determinado momento.

Como deixar a internet mais rápida? Neste caso, chamando um técnico do suporte de sua provedora e solicitando uma troca de cabos.

Baixa potência do seu roteador

Assim como no exemplo dos cabos, um roteador antigo também pode trazer problemas para sua conexão. Os roteadores antigos costumavam fornecer conexão na frequência 2.4GHz, ou comumente conhecida como “2G”.

Atualmente, os roteadores já funcionam sob a tecnologia 5G. Caso seu roteador seja antigo e sua internet seja de alta qualidade, a mesma pode não estar sendo distribuída por falta de potência do aparelho, que necessita ser trocado para melhorar a conexão em questão.

Pacote de internet muito baixo

Por fim, um problema típico que traz interferência de conexões é a quantidade de mega que pode ser muito baixa em relação à necessidade. Por exemplo, ter 10 mega de internet em uma casa em que moram 5 pessoas é muito pouco, deixando a internet lenta e sobrecarregada, principalmente quando acontecem conexões simultâneas.

A nossa recomendação é que você entre em contato com o setor de Vendas Americanet, fale com a empresa que fornece a melhor conexão de fibra ótica e veja qual plano combina mais com a sua necessidade de conexão. Até a próxima!