O que é marketing mobile? Conheça as vantagens de investir nessa estratégia!

O marketing mobile é uma estratégia para apps tão importante quanto às técnicas convencionais para sites. Se você ainda não adotou para a sua empresa, é o momento certo para reconsiderar a situação. 

Atualmente, grande parte dos usuários estão conectados pelo celular. A técnica tem se tornado tendência entre as empresas e tende a alcançar números ainda maiores com o passar dos meses. 

Assim, não há dúvidas que a estratégia de marketing mobile é indispensável para quem quer crescer no mundo digital e conquistar novos usuários.

Mas você sabe como funciona? Como implementar essa estratégia? Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e entenda mais sobre!

O que é marketing mobile?

O conceito de marketing mobile é definido como uma estratégia para dispositivos móveis, que busca a interação, influência e o relacionamento com determinados públicos. 

A estratégia ocorre por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Uma empresa de aplicativo que busca se destacar no mercado encontra nessa técnica uma boa alternativa para investir em estratégias de marketing e assim conquistar novos usuários. 

O termo marketing mobile tem origem em meados dos anos 90 e início dos anos 2000. Isso condiz com o aumento no número de usuários de celular. Em 2012, o professor de Marketing na ESCP Business School definiu o termo acadêmicamente. 

Assim, ele afirma que o marketing mobile como “qualquer atividade de marketing conduzida por meio de uma rede onipresente, à qual os consumidores estão constantemente conectados por meio de um dispositivo móvel pessoal.”.

As marcas Nike e a Pontiac foram as primeiras a usar a estratégia, no ano de 2005. Ambas lançaram campanhas via SMS para os celulares dos usuários. 

Desde então, as empresas perceberam que era o melhor caminho para as estratégias digitais. Cada vez mais pessoas optam pelo uso de celulares devido às suas facilidades. 

Quais as vantagens de investir em marketing mobile?

Por isso, o marketing mobile é de suma importância. Muitas empresas buscam atingir o seu público-alvo por meio dos dispositivos móveis, já que os usuários fazem todas as suas ações usando esse meio. 

São soluções mais práticas e rápidas para diversas situações. Veja quais são as principais vantagens dele: 

Comunicação rápida com usuários

O marketing mobile permite uma comunicação rápida com os usuários, isso porque eles estão praticamente o dia inteiro com o celular em mãos. 

Assim, recebem notificações e informações que são checadas sempre. Este é um bom caminho para criar campanhas de marketing para dispositivos móveis.  

A facilidade de interação deve ser aliada à eficiência de suas mensagens. Dessa forma, os melhores resultados serão conquistados.

Por um simples SMS ou usando o seu aplicativo é possível informar os usuários sobre ações como descontos, promoções, novidades e atualizações em tempo real.

Segmentação de região por GPS

A segmentação por região ainda é um grande desafio para as estratégias de marketing digital. Porém, uma solução para isso é o marketing mobile, já que ele permite segmentar o local do usuário por meio do GPS. 

A partir do momento que se descobre onde os usuários estão e como se comportam, as estratégias funcionam muito melhor.

Com isso, você pode segmentar suas campanhas do marketing mobile para as pessoas certas, no lugar ideal e na hora mais plausível para a visualização de sua marca. 

Aplicativos populares

Os aplicativos estão cada vez mais populares. Por isso, o marketing mobile é uma excelente oportunidade de negócios para a sua empresa. 

Não é à toa que os apps caíram no gosto dos usuários e são usados diariamente. Eles oferecem facilidades, serviços e entretenimento, construindo um hábito para quem os baixa. 

A sua empresa pode usar o app para criar um maior relacionamento com os usuários, que são o público-alvo, e aumentar as visualizações para a sua marca. 

Quais ações investir no marketing mobile?

Existem diversas maneiras de colocar o marketing mobile em prática. Essas técnicas podem ser usadas das seguintes maneiras:

  • SMS;
  • WhatsApp;
  • E-mail marketing;
  • QR Code;
  • Bluetooth;
  • Apps. 

Investir em ações do marketing mobile é importante pelo avanço do uso de celulares entre os usuários. Hoje em dia podemos dizer que se tornou uma estratégia obrigatória para as empresas.

Para quem quer conquistar uma maior participação no mercado, aumentar as vendas e prospectar novos usuários para o aplicativo, entre outros objetivos, as campanhas de marketing mobile fazem toda a diferença. 

Esse investimento é algo que empresas não podem ignorar, especialmente no Brasil, que o número de usuários cresce exponencialmente e alcança resultados impressionantes. 

O que é marketing mobile