ADÃO NEGRO

ADÃO NEGRO, Conheça mais sobre o personagem que chegará em breve nas telonas

Personagem que já teve diversas histórias, desde a de ser um vilão do Shazam ou até mesmo um anti-herói, ele continua sendo bem explorado pela DC Comics e chegará aos cinemas em 2022, interpretado por Dwayne “The Rock” Johnson!

Passando por histórias que o mostraram como vilão, anti-herói e herói, juntamos um resumo que passa pela sua origem, seus espetaculares poderes e tudo mais que você precisa saber para se preparar para a estreia do filme.

O início nas HQs

A primeira vez que vimos o personagem Adão Negro nas HQs foi em 1945 na “The Marvel Family #1”, onde na época era tinha seus direitos pertencentes à Fawcett Comics.

Sendo adquirido pela DC somente em 1973, ele teve de aguardar até 1994 para aparecer em The Power of Shazam, fazendo assim sua estréia nas páginas da nova editora.

O curioso dessa aparição é que ela foi planejada para ser única, apenas nessa história, mas seu sucesso com o público foi tanto que ele se popularizou e até hoje é um dos mais famosos antagonistas do Shazam.

Suas origens

Sendo um personagem de várias origens, a que mais se popularizou foi a do príncipe Teth-Adam, filho de Ramsés II, antigo faraó do Egito. Seus bons atos impressionam um dos sacerdotes da época, o Mago Shazam.

Ganhando super poderes do Mago, ele se torna um dos principais defensores do Egito, mas acaba se corrompendo com tanto poder e assassina o Faraó para tomar o comando da nação.

Ao saber disso, o Mago Shazam resolve remover seus poderes e o acaba deixando aprisionado em um escaravelho, transformando o príncipe Adam em uma múmia.

Agora, no século XX, o escaravelho é roubado pelo assassino dos pais de Billy Batson (sim, o jovem que se torna depois Shazam). Seu nome é Theo Adam, que descobre ser uma reencarnação do príncipe egípicio e assume assim a sua persona.

A Sociedade da Justiça da América

Tendo participado de algumas equipes “do mal” durante suas histórias, como da Sociedade da Injustiça e da Sociedade Secreta dos Super Vilões, foi somente quando se tornou um anti-herói que sua carreira atingiu o ponto mais alto.

Durante esse período ele participou da Sociedade da Justiça da América, grupo que tinha grandes heróis da Era de Ouro da DC. E assim, nessa época, Adão Negro virou um personagem honrado e justo, tendo um carinho enorme por parte dos fãs.

Adão Negro e Ísis

Nosso personagem também viveu histórias de amor durante esses anos. Foi com Adrianna Tomaz, conhecida como Ísis, famosa heroína que controla o clima, que Adão Negro viveu seu maior caso de amor.

Ísis fez com que Adam enxergasse de outra forma o mundo, fazendo com que ele se tornasse um herói e dessa forma também sendo visto com bons olhos perante a sociedade.

Em troca desse amor, Adam entregou a ela o Amuleto de Ísis, uma relíquia que conferiu a ela todo poder da deusa Ísis. Mas, depois de algumas viagens para salvar a humanidade, seu relacionamento teve fim de uma maneira muito trágica.

Terceira Guerra Mundial

No final da minissérie 52 tivemos a Terceira Guerra Mundial, que teve como estopim a morte de Ísis em uma de suas viagens com Adão.

Ela é morta por Sobek, até então aliado de Adão Negro mas que na verdade era apenas um dos Cavaleiros de Apokolips disfarçado. Em seu leito de morte, Ísis pede a Adam que inicie um plano de vingança pelo ocorrido.

Agora, descontrolado, Adão Negro inicia um extermínio de países, derrotando sozinho algumas equipes que o tentam impedir, como os Jovens Titãs e a Patrulha do Destino, dando assim início a uma guerra.

A fase dos Novos 52

Durante os Novos 52 nosso personagem teve sua origem reformulada. Agora, ao invés de ter sido um príncipe egípcio, ele foi um escravo que teve sua família destruída por tiranos.

Seu sobrinho Amam, o escolhido do Mago Shazam para receber os poderes, resolve ajudá-lo e assim compartilha seus poderes com ele.

Agora com superpoderes, Teth-Adam parte em busca de vingança, matando inclusive seu sobrinho Aman por tentar se opor.

Com tanta ira e rancor, ele acaba se tornando um super vilão, inclusive enfrentando o Shazam para absorver os seus poderes.

Poderes e habilidades

Nos quadrinhos, o personagem possui os mesmos superpoderes do Shazam, com a diferença dos mesmos terem a sua fonte na mitologia egípcia.

Os deuses que lhe concedem poderes ao pronunciar a palavra mágica são os seguintes: Shu (Vigor), Hórus (Velocidade), Amon (Super-força), Zehuti (Sabedoria), Aton (Poder), Mehen (Coragem).

Mas, como dissemos anteriormente, os Novos 52 chegaram para mudar sua origem. Isso também afetou a origem dos seus poderes, sendo agora concedidos como um “presente” dos mesmos deuses gregos que dão os poderes ao Shazam (Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio), o que não pegou muito bem com os fãs e logo a DC resolveu voltar atrás, e com isso Adão Negro voltou receber os poderes dos deuses egípcios.