Conheça os principais aparelhos de endoscopia

Conheça os principais aparelhos de endoscopia

A endoscopia digestiva alta, popularmente conhecida apenas como endoscopia, é um procedimento realizado para visualizar se existe alguma lesão ou alteração na parte superior do trato gastrointestinal.

Geralmente, esta avaliação deve ser solicitada pelo médico quando o paciente começa a sentir dores de estômago, azia ou refluxo.

Esses são sintomas aparentemente simples, mas que demandam atenção, uma vez que podem ser sinal de uma doença mais grave — como gastrite, inflamação e, em casos extremos, um câncer.

Por isso, vale procurar um especialista, a fim de identificar e solicitar os exames necessários para.

Este exame é feito a partir de um aparelho endoscópio, que permite a visualização e o estudo dos órgãos que compõem o tubo digestivo.

O objetivo do equipamento é facilitar a vida do profissional que atua na área e proporcionar o conforto ideal ao paciente.

Entretanto, é preciso escolher o tipo de aparelho certo e que melhor se adéqua aos procedimentos realizados pela clínica ou laboratório, a fim de promover um bom atendimento e trazer comodidade.

Hoje no mercado é possível encontrar equipamentos de endoscopia com tecnologia avançada, que garantem diversos benefícios, tais como:

  • Realizam diagnósticos mais eficientes;
  • Trazem maior agilidade ao emitir as imagens;
  • Maior segurança e comodidade aos pacientes;
  • Imagens com alta resolução.

Principais de aparelhos de endoscopia

Os principais aparelhos para a realização da endoscopia são o endoscópio e o colonoscópio. Ambos possuem tubos revestidos por plásticos, que envolvem uma espiral de metal que os tornam flexíveis.

Esses equipamentos possuem, em sua parte interna, algumas estruturas complexas constituídas por longos canais que se abrem, além de todo o sistema para imagem em alta resolução por meio de chips.

Eles têm como principal objetivo ter acesso aos órgãos internos do paciente, como o estômago, esôfago e intestino delgado — permitindo acompanhar e entender se algo está errado e, desse jeito, definir um diagnóstico mais preciso do indivíduo.

Vale ressaltar que o equipamento é multifuncional, podendo ser usado ainda para dois tipos de procedimento clínicos.

Cuidados necessários com o aparelho de endoscopia

É extremamente importante realizar a limpeza do aparelho, removendo as sujeiras orgânicas e inorgânicas a fim de reduzir a carga microbiana presente neles.

Para fazer esse processo, é preciso água com filtro de 1 micra, detergente enzimático, produtos e acessórios de limpeza, para que assim seja feita a escovação que permite limpar as superfícies internas e externas, de forma a deixar o aparelho mais seguro para manuseio.

Contraindicações para a realização da endoscopia

Não existe uma contraindicação para a realização deste tipo de exame, ainda mais quando são utilizados equipamentos de boa qualidade e que proporcionam ao paciente o conforto necessário durante a realização do procedimento.

Mas em alguns casos é preciso tomar uma precaução maior, como para pacientes com problemas cardíacos, neurológicos e respiratórios.

O principal ponto a ser levado em consideração e o mais indicado é que a clínica opte pela compra de equipamentos de boa qualidade e que tenham um bom desempenho, a fim de proporcionar a eficiência necessária para o diagnóstico correto.