Periodicidade do desentupimento para encanamento

Periodicidade do desentupimento para encanamento, caixa de esgoto e de gordura

Todos nós estamos sujeitos a um cano entupido de vez em quando. É por isso que para prevenir esse tipo de acontecimento devemos sempre estar de olho com o que é descartado nas pias, vaso sanitários e tanque da nossa casa.

Além disso, é preciso ações preventivas na manutenção dos canos para que problemas pequenos não fiquem enormes.    

Afinal, são essas ações preventivas que permitem menos manutenções no ano e um melhor aproveitamento do seu encanamento.

Sabendo disso, hoje vamos entender quais as periodicidades para controlar desentupir encanamentos, caixas de gordura e esgotos de condomínios e casas. Vamos lá?

Desentupimento de canos: periodicidade

Muitas pessoas não se preocupam em realizar uma manutenção no seu encanamento. Quando procuram a ajuda de profissionais, os problemas já se acumularam em níveis astronômicos.

E quanto mais problemas, mais cara é a solução. Portanto, é necessário uma manutenção pelo menos anual dos canos e encanamentos de uma casa, para que problemas não comecem a surgir do nada.

Caso você tenha percebido que as pias ou vasos sanitários não estão funcionando bem como antes, então já está na hora de chamar profissionais e realizar um desentupimento.

Por que os canos entopem?

Existem diversos motivos para que um encanamento apresente mau funcionamento. Desde a má instalação dos canos até mesmo desgaste natural, que acontece com o tempo.

Porém, o que predomina são as avarias provocadas pela má utilização do encanamento.

Alguns dos vilões do entupimento são:

  • Borra de café, restos de chás ou qualquer outro tipo de pó, como farinha, amido de milho e etc. Eles grudam e bloqueiam a passagem natural dos canos;
  • Papel higiênico, absorventes e fios dentais, descartados geralmente em pias e vasos sanitários;
  • Gorduras e óleos despejados na cozinha ou tanque, que posteriormente grudam no encanamento.
  • O próprio clima, que pode fazer com que gorduras e óleos grudem e solidifiquem com maior facilidade no encanamento.

Por que realizar uma vistoria?

Checar periodicamente os encanamentos da casa é necessário para evitar com que problemas pequenos e fáceis de resolver aumentem até ficarem irreparáveis.

Principalmente em casas mais velhas, os encanamentos passam por longos períodos de tempo sem limpeza adequada e/ou manutenção e revisão. Isso causa um desgaste natural grande e que é potencializado pelo mau uso.

No fim, é possível que o encanamento entupa de qual forma que coisas essenciais como as pias e o vaso sanitário não funcionem. Isso torna a casa inutilizável.

Para não chegarmos a esse ponto, é necessário sempre marcar visitas de manutenção do encanamento.

Desentupimento do esgoto em prédios: periodicidade

Ser síndico de prédios e condomínios não é tarefa fácil. E quando o esgoto entope, fica tudo mais difícil. É por isso que a manutenção e revisão, seguido de um bom desentupimento precisam fazer parte das rotinas dos condomínios e prédios.

Para evitar que isso aconteça, o síndico precisa contratar profissionais especializados para realizar testes na rede de encanamentos do prédio. Dessa forma, é possível detectar se há ou não entupimento e onde ele está localizado.

Essa checagem deve ser feita pelo menos uma vez ao ano. Mas lembre-se que se algum morador estiver com problemas de entupimento, pode ser que seja necessário um controle antes do combinado.

Portanto, sempre tenha com você o contato de uma boa desentupidora.

 

O terror dos síndicos: o esgoto entupiu

O esgoto entupiu, o encanamento deu problema… e agora? O primeiro passo é recorrer a profissionais qualificados, para que o esgoto do prédio seja aberto com segurança e o desentupimento seja realizado.

É de extrema importância que os profissionais escolhidos sejam de qualidade. Caso contrário, erros podem levar até mesmo a intoxicação ou contaminação dos arredores do prédio.

Prevenção

Após isso, o próximo passo é conscientizar os moradores a não descartarem gordura, papel higiênico, absorventes, fios dentais e outros tantos tipos de dejetos não-humanos pela descarga e pia.

Isso fará com que o encanamento fique saudável por bastante tempo, até que seja realizada uma nova manutenção anual.

Mas antes de puxar a orelha dos moradores, procure saber se o entupimento foi ocasionado mesmo pelos materiais descartados. Há ocasiões em que o entupimento pode ter sido provocado por raízes de árvores ou outros itens.

 

Limpeza e desentupimento da caixa de gordura: periodicidade

Por fim, chegamos a limpeza e desentupimento da caixa de gordura. Ela pode dar bastante problema, caso não tenha uma limpeza adequada e periódica, principalmente em restaurantes e condomínios.

O ideal é que essa limpeza e desentupimento sejam realizados a cada 6 meses. Porém, essa periodicidade pode ser encurtada, dependendo dos hábitos e utilizações das pias.

Por exemplo, se forem despejadas coisas que não têm água com muita frequência no ralo, é necessário aumentar essa limpeza e manutenção por 2 meses. Caso contrário, pode haver um transbordamento. O que causa mau cheiro entre outros problemas.

Como funciona o desentupimento da caixa de gordura?

A caixa de gordura é um item relativamente simples de ser desentupido. De forma geral, a limpeza consiste em retirar restos de comida, gordura acumulada e outros dejetos que desceram pelo cano da pia da cozinha.

É possível encontrar muitos restos alimentares, que podem estar bloqueando a saída de água. Além disso, é feita a sanitização da caixa.

Depois disso, basta apenas prevenir o entupimento conscientizando-se a não despejar itens sólidos, borras de café, restos de alimentos entre outros pelo ralo. Dessa forma, a manutenção será apenas daqui a mais 6 meses.

Profissionais qualificados são os melhores para cuidar do desentupimento e manutenção do encanamento. E a melhor desentupidora da região de São Paulo é a.

Uma empresa 100% regularizada. Trabalhamos com o desentupimento de prédios, casas e estabelecimentos por toda SP. São 13 anos de serviços éticos, com total respeito ao cliente e com total segurança para ambas as partes.

Afinal, como já dissemos, é preciso muita seriedade e qualidade na hora de lidar com esse tipo de problema.

Se você está precisando urgente de uma desentupidora, entre em contato com a Matrix clicando aqui e cuide já do seu problema. Faremos uma vistoria e te ofereceremos o melhor serviço!