Aluguel de utilitários: veja porque e como alugar

Os utilitários são carros versáteis. Usados desde o transporte de grandes cargas até pessoas para passeio. Confira porque e como alugar esses modelos. Leia mais!

Aluguel de utilitários

A procura por aluguel de utilitários cresce no país e no mundo. Quem precisa de um veículo com alta capacidade de carga para fazer transportes ou mudanças sabe o quanto essa categoria é essencial.
 
Além disso, esse tipo de veículo ainda tem a capacidade de levar cargas e pessoas ao mesmo tempo. Ou seja, pode ser usado tanto em serviços de mudanças ou em viagens ou passeios, por exemplo.

Assim, você pode facilmente alugar o seu utilitário de forma facilitada e com preços que cabem no bolso!

Porque o objetivo do aluguel de utilitários mensal é facilitar a vida do usuário, que precisa se deslocar com cargas, seja dentro da cidade ou pela estrada, mas não tem como fazer isso apenas com seu carro próprio. A tendência já é uma realidade mais comum no exterior. A própria pessoa pode alugar o veículo em empresas especializadas, e dirigir o mesmo para os destinos desejados.

Ou seja, as facilidades do aluguel de utilitários são muitas! E para você que se interessou em saber mais sobre este assunto, continue conosco que vamos mostrar mais detalhes neste texto!


O que são os veículos utilitários?


Antes de abordar mais sobre as facilidades do aluguel de utilitários, vamos entender melhor o que é esta categoria de veículos.

Os carros utilitários tem como propósito o transporte não apenas de cargas e encomendas, bem como o de pessoas. Lembra dos tempos em que a Kombi, da Volkswagem, era popular e faziam sucesso de vendas? Ela é um bom exemplo de veículo utilitário.

Existem diversos modelos que podem ser encaixados como utilitários. Entre eles, podemos citar:
 
  • carroceria aberta;
  • caminhonetes;
  • furgões;
  • picapes;
  • vans;
  • multivans;
  • SUVs.

Os carros utilitários geralmente são muito utilizados por empresas, devido a seu maior espaço interno, proporcionando maior conforto para os passageiros, além de comportar um amplo espaço para a carga.

Como você viu, além do bom desempenho, este veículo também traz segurança aos passageiros.

Quais os tipos de utilitários?

Quais os tipos de utilitários

No mercado, podemos encontrar dois tipos de utilitários considerados mais comuns: o utilitário tradicional e o leve (que também é chamado de esportivo).

Os modelos tradicionais são mais usados para o ramo comercial, e os utilitários leves são mais focados no transporte de passageiros e menos na carga., ideal para passeios e viagens .

Vamos ver mais detalhes sobre eles.
 

Utilitários tradicionais


Os veículos utilitários leves apresentam um maior espaço interno para dar maior conforto para os passageiros. Além disso, comportam um amplo espaço para a carga. Normalmente, também são carros mais potentes que garantem bom desempenho, tudo isso alinhado à segurança dos passageiros.

Em caso de empresas, há a necessidade de transportar materiais ou fazer o transporte de seus funcionários para prestação de serviços. Por isso, usar os veículos utilitários tradicionais se tornou uma ótima opção.

Além disso, é possível também usar veículos utilitários de carga e pesados. Nesse caso, são carros que podem ter funções maiores de carga e transporte, como um veículo do tipo furgão, por exemplo.
 

Utilitários leves ou “esportivos”


Nessa categoria, na maior parte dos casos, há veículos que são um pouco mais focados na parte do transporte humano do que no transporte de carga. Por isso, possuem uma grande quantidade de tecnologia embarcada, além de proporcionar um grande conforto interno aos usuários.

Por isso, é uma opção certeira para quem precisa carregar objetos grandes, sem dispensar uma caçamba ou baú. Assim, modelos como Strada, Toro e Saveiro são bons exemplos de utilitários que oferecem esta praticidade.

Utilitários na pandemia

Utilitários na pandemia

Com o agravamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, houve um aumento nas vendas de veículos novos no Brasil em 13,2%. E entre os veículos que tiveram emplacamentos registrados, estavam os da categoria de utilitários.

Outro ponto é que, com o crescimento dos e-commerces na quarentena, há o cadastramento de motoristas freelancers para fazer as entregas. Por isso, o aluguel de utilitários pode ser mais vantajoso para quem deseja trabalhar neste ramo.

Afinal, se tornou uma ótima fonte de renda extra ou mesmo principal, aproveitando o momento onde as pessoas ficam mais em casa e necessitam que suas encomendas cheguem de forma mais rápida e segura.
 

Aluguel de utilitários é sinônimo de facilidade de transporte


Devido ao seu amplo espaço, a facilidade no transporte atrai os usuários para a escolha de compra ou aluguel de utilitários.

Famílias que têm fazendas e sítios, por exemplo, preferem esse tipo de carro, já que facilitam o transporte de objetos que precisam constantemente serem transportados, como mercadorias ou ferramentas.

Portanto, ter um veículo utilitário proporciona mais tranquilidade para grandes deslocamentos, transportando cargas e pessoas com mais conforto e segurança.

Contudo, devido à pandemia, a tendência é que o número de veículos alugados aumentem.

Seja para pequenas viagens com a família ou para trabalhar como motorista de aplicativo, mais pessoas estão optando pela locação.

Por isso, é muito importante buscar por locadoras de confiança, renomadas no mercado e com preços competitivos. Alugar carro sem burocracia já é uma realidade comum.
 

Como alugar utilitários?


Para alugar utilitários com bom preço, segurança e de forma que atenda às suas necessidades (seja para trabalho, seja para uso pessoal, seja para passeio) é preciso buscar locadoras de confiança.

Para isso, comece fazendo uma boa pesquisa na internet. Essa é uma fonte valiosa para encontrar boas empresas e conhecer as reclamações daquelas que deixam a desejar. Feito isso, é importante fazer um comparativo de preços e modelos. Tenha certeza de que o valor e o carro estão dentro do que você espera.

Por fim, reúna toda a documentação necessária para alugar o seu utilitário. A lista de documentos pode variar de locadora para locadora. Mas, os requisitos mais básicos são:

  • CNH válida (há locadoras que aceitam até mesmo as provisórias);
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos (algumas locadoras somente alugam para maiores de 21, então, pergunte antes);
  • Comprovante de endereço com data igual ou inferior a três meses;
  • Cartão de crédito com limite para a caução (o valor da caução também varia de locadora para locadora).

O aluguel de utilitário vem sendo a alternativa para pessoas que precisam desse modelo de carro somente para trabalhar, mas não querem arcar com os custos da compra. Além disso, são modelos robustos que suportam as mais variadas cargas, por isso estão estão na mira de muitas locadoras. Então, compare os preços e aproveite.