Quando devo fazer a renovação da documentação do veículo?

Saiba o que fazer para regularizar a documentação do carro.

renovação da documentação do veículo

Estar com a documentação do carro em dia é importante para não ter problemas no dia a dia. O licenciamento do veículo é anual e obrigatório para qualquer motorista habilitado do país. A realização do licenciamento permite a circulação do veículo em todo o território brasileiro.

O documento a ser renovado no licenciamento é o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e é emitido pelo Detran do seu estado. Serve como comprovação de que não há nenhuma pendência relacionada ao veículo.

Como saber a periodicidade com que a renovação precisa ser feita?


A renovação é feita anualmente com data limite pelo Detran do seu estado. Para realizar o licenciamento do ano vigente, o veículo não pode ter nenhuma dívida. Então, se o carro possui multas ou está com o IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) atrasado, faça o pagamento dos débitos.

Todos os tipos de veículos, sejam carros, motos ou caminhões, precisam realizar o licenciamento anual. Além de estar com o carro em dia, também é preciso pagar a taxa de licenciamento definida pelo Detran. O boleto de pagamento da taxa é emitido pelo próprio órgão.

CRLV digital


A partir de 2020, o documento do veículo pode ser emitido tanto presencialmente como no formato digital. Em alguns estados, não é mais preciso passar pela vistoria presencial do veículo para fazer o licenciamento, então agora é possível fazer todo o processo pela internet.

Para baixar o CRLV digital, o condutor do veículo deve pagar a taxa de licenciamento e baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Depois de instalar o app no smartphone, o usuário deve fazer o cadastro. Nele, além de ter acesso ao CRLV digital, o motorista também pode baixar a CNH digital.

Ao se cadastrar no aplicativo, selecione a aba “Veículos” e informe o Renavam do veículo e o número de segurança do CRV (antigo DUT). O documento digital é válido em todo o território nacional e pode ser acessado em até cinco dispositivos, como smartphones e tablets.

Quando é preciso renovar o CRV?


Além do CRLV, todo veículo também possui o CRV (Certificado de Registro do Veículo). O CRV é um documento que lista todas as características do veículo, desde a placa até cor, número de chassi e outros dados.

O documento é emitido após o pagamento de uma taxa única, quando é feita a troca de propriedade do automóvel. Portanto, não é necessário renová-lo anualmente ou andar com ele no carro, já que ele não possui data de validade.

Existem algumas situações em que é preciso fazer a renovação do CRV, sendo elas: a alteração de alguma característica do veículo (como a mudança de cor), transferência de propriedade do veículo, mudança de município ou transformação de categoria do veículo.

Quais as penalizações possíveis de não realizar o licenciamento do veículo?


Quem não realizar o licenciamento está sujeito a multas e pode até ter o veículo apreendido pela fiscalização. É importante frisar também que o CRLV é um documento obrigatório, então o motorista deve estar sempre com ele em mãos, seja no formato físico ou digital, para mostrar que o veículo está em dia.

Ao ser parado em uma blitz e não estar com o CRLV do ano vigente após o período do licenciamento, o carro é apreendido e levado a um depósito do Detran do seu estado. E para conseguir reaver o veículo, será preciso fazer o licenciamento, pagar as pendências (caso haja alguma), pagar uma multa e as diárias referentes aos dias em que o veículo passou no pátio do Detran.

Depois dessas dicas, fica muito fácil colocar a documentação do carro em dia. Pague todas as suas pendências e organize a documentação de seu veículo para rodar sem nenhum problema no Brasil.