Saiba liberar espaço de armazenamento no Xbox One

Saiba liberar espaço de armazenamento no Xbox One

Usuários do console podem conseguir espaço extra para acessar novos jogos    

O espaço de armazenamento interno é um componente chave para qualquer videogame.

Quem é dono de um console Xbox One sabe que saber administrar a memória é a melhor forma de conseguir jogar novos jogos, aproveitando ao máximo o 1 TB disponível.

Mas você sabe como liberar espaço no console? Existem alguns métodos que permitem remover informações e dados que você não utiliza com frequência e ganhar espaço extra para instalar novos jogos e aplicativos. Conheça as possibilidades.

Limpeza de cache

Esse processo bem simples pode fazer toda a diferença na memória do seu console. A limpeza de cache é recomendada para os videogames que ficam permanentemente ligados na tomada, mesmo que estejam em modo de repouso. Isso porque, com o passar do tempo, os arquivos temporários ocupam bastante espaço na memória.

Portanto, é importante que você desconecte o aparelho completamente da fonte de energia. Para realizar esse processo, aperte o botão Xbox em seu controle com o console ligado.

Selecione a aba “Perfil & Sistema” e depois escolha “Configurações”, “Geral”, “Modo de energia e inicialização” e “Desligamento completo”.

Depois, selecione “Desligar” e confirme. Aguarde até que as luzes do Xbox One e do controle se apaguem. Em seguida, desconecte o cabo de energia da parte de trás do console e aguarde cerca de dois minutos.

Reconecte o cabo e ligue-o novamente. Após o procedimento a memória cache estará totalmente limpa.

Apague jogos e aplicativos que não usa com frequência

Caso você não esteja utilizando alguns jogos ou aplicativos instalados, pode ser uma boa opção apagá-los da memória. Isso abre espaço para instalar novos jogos que você usará com mais frequência.

Caso deseje, você sempre terá a oportunidade de reinstalá-los pela Biblioteca ou Microsoft Store ou usando a mídia física.

O passo a passo para esse processo é simples. Aperte o botão Xbox em seu controle e selecione a aba “Meus Jogos e Apps” e, em seguida, “Ver Tudo”. Escolha o cursor para o jogo que deseja apagar e aperte o botão “Menu”.

Escolha “Desinstalar” e “Desinstale tudo”. Isso irá apagar o jogo e suas DLCS da memória do console.

Remova os jogos do Xbox 360

Caso você queira, também é possível remover os jogos do Xbox 360 instalados no seu videogame, assim como os perfis de uso, para conseguir um espaço a mais.

Para isso, aperte o botão Xbox no controle e selecione “Configurações”, seguido de “Sistema” e “Dispositivo de armazenamento”.

Depois, selecione a opção “Limpar armazenamento local do Xbox 360”, confirmando a escolha em seguida. Assim, os jogos do Xbox 360 serão apagados e o console será reiniciado.

Mova os jogos para uma unidade externa

Uma última alternativa para conseguir mais espaço é mover jogos e aplicativos para uma unidade de memória externa, por meio de conexão USB.

Você também pode fazer o mesmo com o cartão de expansão de armazenamento Seagate, que foi feito para o Xbox Series X|S e é um SSD de 1 TB.

Para fazer essa operação, você deve conectar o HD ou SSD externo por uma porta USB 3.0 ou 3.1 do console e selecionar a aba “Formatar dispositivo”.

No caso do SSD Seagate, colocá-lo na porta dedicada no videogame fará com que ele seja reconhecido automaticamente.

Feito isso, aperte o botão Xbox no controle e selecione “Meus Jogos e Apps” e depois, “Ver Tudo”. Em seguida, selecione o jogo que você deseja mover e aperte o botão “Menu”.

Escolha a caixa “Jogos” no canto direito e “Mover ou Copiar” em seguida. O próximo passo é selecionar “Transferir para” e escolher a unidade para o qual o jogo será movido.

Por fim, escolha “Mover seleção” e isso fará com que o jogo vá para a unidade secundária. No caso da transferência para um HD ou SSD conectado via USB, o game só poderá ser executado caso seja movido de volta para a unidade principal.