Inovações na odontologia, 7 tendências que vem ganhando espaço

Atualmente, o avanço tecnológico é fundamental em qualquer área, pois melhora as condições das empresas ao atuar no mercado. No setor de saúde, as inovações na odontologia também são muito importantes, e veremos neste artigo o porquê.

Inovações na odontologia

Debater sobre essa questão da tecnologia na atualidade é imprescindível. Afinal, a cada ano que passa novas tecnologias vão surgindo, modificando totalmente as práticas vigentes de relacionamento e mercado do ano anterior.

No setor industrial, por exemplo, essa mudança constante nas tecnologias é o que faz com que esse segmento seja um dos mais importantes para qualquer país.

Para que uma indústria se destaque, o crescimento tecnológico individual é fundamental, pois são esses avanços que fazem a produção aumentar e, consequentemente, o lucro das indústrias crescerem.

Nesse setor, inclusive, existe uma área voltada exclusivamente para criar e implementar ferramentas modernas e tecnológicas, que é a automação industrial.

No setor odontológico não existe essa área exclusiva para melhorar as tecnologias das clínicas e dos profissionais, mas muitas pessoas atuam para desenvolver ferramentas que otimizem as práticas desse segmento, como especialistas e estudiosos do setor e da tecnologia.

As tecnologias podem atuar de diferentes formas nos consultórios e clínicas odontológicas, como melhorando o atendimento, o contato entre pacientes e médicos, ferramentas para melhorar a qualidade das consultas, tecnologias para controlar e organizar melhor as clínicas e consultórios, entre outros aspectos.

Por isso, neste artigo separamos 7 tendências tecnológicas que vêm sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas para otimizar a rotina e atividade, e que vieram para ficar.

Cada tecnologia é utilizada para uma ação específica, mas todas juntas potencializam o crescimento do ramo odontológico de uma maneira nunca vista antes. Confira!

Tele Consultas odontológicas


A primeira tendência abordada e que vem ganhando cada vez mais força dentro de clínicas e consultórios de plano odontologico são as teleconsultas.

Há algum tempo as teleconsultas vêm sendo utilizadas e ganhando bastante força no mercado.

A potência desse tipo de estratégia se dá pela praticidade. Com ela, as pessoas conseguem ter as consultas, sejam marcadas com antecedência ou consultas de emergência, sem sair de casa, apenas utilizando o celular ou o notebook.

Por conta da epidemia do Coronavírus, que se iniciou no final de 2019, e fez com que as pessoas tivessem de ficar em casa para conter a expansão da contaminação, as teleconsultas se tornaram ainda mais essenciais.

Como as recomendações são que as pessoas só saiam de casa por uma questão de necessidade, muitos hospitais e clínicas passaram a adotar essa estratégia de atender os pacientes de forma online para reduzir o movimento presencial e realizar a avaliação inicial dos quadros.

Com isso, em muitas situações essa ação se mostra uma estratégia muito necessária e que faz todo o sentido para o convenio odontologico, ainda mais nessa situação em que o mundo se encontra.

Muitas clínicas desenvolveram aplicativos para celulares, ou permitem que as consultas sejam realizadas digitalmente por aplicativos diversos, tais como:

  • WhatsApp;
  • Google Meet;
  • Skype;
  • Hangouts;
  • Zoom;
  • Softwares próprios para atendimento.

Cirurgia guiada


A cirurgia guiada também é uma tendência que vem sendo muito utilizada em odonto empresarial.

Esse tipo de cirurgia melhora a experiência dos procedimentos cirúrgicos, trazendo mais qualidade e precisão na realização dessas operações.

Mas, como funciona essa inovação tecnológica?

Basicamente, esse procedimento é muito simples, sendo utilizado, por exemplo, para posicionar implante dentário nos pacientes.

Seu funcionamento se dá da seguinte maneira:

Primeiramente, é escaneada a arcada dentária do paciente. Depois, as imagens são disponibilizadas em um software, que realiza a simulação digital de como será feita a cirurgia, contendo todos os dados necessários para o procedimento, como tamanho do maxilar, da mandíbula e do espaço para posicionamento dos implantes.

Depois de obter todos esses dados de forma digital, o dentista replica a simulação e realiza a cirurgia nos pacientes com mais segurança, qualidade e reduzindo a necessidade de cortes.

Afinal, por já ter “ensaiado” o processo anteriormente, a chance de erros é diminuída consideravelmente e, por isso, essa é uma tecnologia que melhora muito a qualidade dos processos odontológicos.
 

Impressora 3D


As impressoras 3D são equipamentos que vem revolucionando a criação de ferramentas e instrumentos de trabalho em diversas áreas. Essa tecnologia tem capacidade, inclusive, de construir edifícios, casas e estabelecimentos.

No ramo da odontologia, as impressoras 3D são utilizadas dentro de um convenio odontologico empresarial, por exemplo, para criar instrumentos que são usados em tratamentos odontológicos.

O exemplo mais clássico dessas criações é a lente de contato dental, que é um objeto usado para tratamentos de reconstrução e reestruturação da mordida e da arcada dentária dos pacientes.

A lente se trata de um item bastante discreto e que vem trazendo resultados bastante interessantes para os pacientes que precisam desse tratamento, melhorando o alinhamento, dimensões e até a coloração do sorriso.

Outro elemento que pode ser confeccionado pelas impressoras 3D é o aparelho dental transparente.

O tratamento com aparelhos ortodônticos é muito comum nas clínicas odontológicas, e com esse tipo de aparelho não é diferente.

Na prática, ele possui uma função semelhante aos aparelhos fixos e móveis, mas vem ganhando a preferência de pacientes e plano odontologico empresarial por conta da qualidade e da discrição da peça produzida.
 

Aparelho ortodôntico invisível


Seguindo nessa linha de tratamentos com aparelhos ortodônticos, o aparelho ortodôntico invisível é mais uma tecnologia que se destaca no setor e que tende a se manter nessa posição por muitos anos.

Utilizado com a mesma função, que é a de tratamentos relacionados a arcada dentária, o aparelho ortodôntico invisível é projetado em um computador e modelado em um plástico, que se adequa de forma precisa a cada arcada dentária.

Dessa maneira, quando um dentista de um plano odontologico para MEI, por exemplo, opta por esse tipo de tratamento junto ao paciente, é possível desenvolver um aparelho exclusivo para esse paciente.

Os resultados apresentados pelo aparelho ortodôntico invisível vem se mostrando muito positivos.

Entre as vantagens desse tipo de aparelho, em relação a outros muito utilizados, é que ele é mais confortável e pode ser retirado em momentos específicos, como na hora da alimentação.
 

Anestesia eletrônica


A anestesia é uma prática que muitas vezes é necessária. Afinal, diversos procedimentos clínicos, médicos ou odontológicos, podem ser bastante dolorosos, como cirurgias, extração de dente, entre outros.

Dessa maneira, as anestesias são utilizadas para tirar a sensibilidade do local em que será feito o procedimento, diminuindo consideravelmente a dor e o incômodo.

Entretanto, a substância anestésica pode causar uma sensação bastante incômoda durante os procedimentos cirúrgicos de um plano dental para MEI, principalmente de dormência na boca, dificultando o consumo de alimentos sólidos nas refeições.

Além disso, algumas especificidades dos pacientes podem fazer com que a aplicação seja menor ou maior do que o tradicional indicado, podendo demandar, por exemplo, a reaplicação no decorrer do procedimento, podendo impactar no desempenho do profissional.

Por isso, uma tecnologia que vem modificando essa sensação é a de anestesia eletrônica, que é um aparelho desenvolvido para melhorar o controle da aplicação da anestesia, ajustando as doses das substâncias.

Consequentemente, é possível diminuir a sensação incômoda e dolorosa após os procedimentos odontológicos, bem como a necessidade de interromper o procedimento para aplicação da anestesia.

Prescrição digital de medicamentos


Outra tecnologia que torna o atendimento mais prático e que otimiza o contato entre pacientes e médicos, bem como o receituário feito, é a prescrição digital de medicamentos.

Imagine uma pessoa que está passando por um tratamento ortodôntico, e sente uma dor em algum dia desse tratamento. Antigamente, era necessário marcar a consulta e ir até o consultório receber a receita para comprar um remédio que contivesse esse incômodo.

Por conta do avanço tecnológico, essa prescrição pode acontecer por meio da internet, após uma avaliação também digital, por exemplo.

Existem diversas plataformas que podem ser usadas para prescrever as receitas e otimizar esse processo, tais como:

  • Aplicativos próprios;
  • Sites das clínicas;
  • Email;
  • SMS;
  • Aplicativos de mensagens.

Software de gerenciamento odontológico


Para finalizar, separamos uma tendência tecnológica que ajuda no crescimento organizacional das empresas odontológicas, desde clínicas e consultórios até as rotinas necessárias em um plano dental coletivo empresarial, que é a utilização de um Software de gerenciamento.

De modo geral, os softwares de gerenciamento e de organização de empresas são desenvolvidos constantemente e comercializados para empresas de diferentes ramos.

No setor odontológico, esse software de gerenciamento vem se tornando uma ferramenta fundamental para a organização das rotinas em clínicas, consultórios odontológicos e operadoras de convênio, pois otimiza os processos, proporciona um melhor controle e melhora as atividades feitas.

Entre algumas ferramentas que um software de gerenciamento pode ter, estão:

  • Prontuários eletrônicos;
  • Controle de estoque de insumos;
  • Compra e venda de equipamentos;
  • Agendas eletrônicas;
  • Controle financeiro;
  • Gestão da rotina dos colaboradores e tarefas delegadas.

Considerações finais


Como vimos, a inovação tecnológica, assim como o crescimento das tecnologias no setor da odontologia, vem modificando as práticas desse segmento de diversas maneiras.

Com o avanço da tecnologia, as clínicas ganham em diferentes aspectos, como na organização, no controle financeiro das empresas, na comunicação entre profissionais e pacientes, entre outros aspectos, proporcionando um desenvolvimento mais amplo das redes.

Além disso, esses avanços possibilitaram a criação de ferramentas que vem sendo muito usadas nas consultas, principalmente em tratamentos odontológicos modernos.

Dessa maneira, todos podem sair ganhando, tanto as clínicas e os profissionais dentistas, quanto os pacientes e os investidores desse ramo.

Há ainda muitas tecnologias que podem surgir nos próximos anos, bem como uma melhora dessas já existentes, visto que, o avanço tecnológico é constante e tende a não acabar, já que é primordial inovar e otimizar os setores de serviço para agregar mais qualidade.

Assim, a cada ano que passa novas e modernas tecnologias surgem, melhoram e modificam as práticas de diversos setores, e é importante que isso se mantenha principalmente nos setores de saúde e odontologia.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.