Dicas para escolher uma boa clínica odontológica

Os cuidados com a saúde bucal são extremamente importantes para garantir um sorriso bonito e saudável, prevenindo doenças bucais ou no sistema digestivo e respiratório devido ao acúmulo de bactérias. Além das práticas necessárias diariamente para esse cuidado, também é preciso ir às clínicas odontológicas para acompanhamento profissional.

Clínica odontológica

Em relação às práticas saudáveis para a saúde bucal, é crucial que se mantenha a higienização correta diariamente, de modo a prevenir de problemas como:

  • Halitose;
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Agravamento de problemas cardiorrespiratórios.

Por isso a importância de escovar os dentes corretamente pelo menos três vezes ao dia, bochechar 20 ml de enxaguante bucal após a escovação, passar fio dental diariamente e ir ao dentista a cada seis meses.

Com a ida ao dentista com a frequência adequada, a manutenção da saúde bucal pode ser feita, garantindo mais saúde.

Assim, o profissional fará a limpeza do tártaro nos dentes, injetando o flúor para nutrir o esmalte do dente de modo a proteger a arcada de complicações como as doenças bucais, hipersensibilidade e escurecimento dos dentes.

Além disso, é possível fazer tratamentos de recuperação e até estéticos, visando tornar o sorriso e a face mais harmoniosos e eficientes.

Deste modo, para quem teve um escurecimento dos dentes ou teve eles manchados, por exemplo, os profissionais da odontologia podem oferecer o procedimento de clareamento dental para recuperar a coloração dos dentes de forma prática.

Além disso, existem procedimentos funcionais necessários para que se tenha um sorriso funcionando de forma correta no momento da mastigação ou da fala.

Por isso, há de se tratar problemas de má oclusão ou mau posicionamento dos dentes, bem como possíveis perdas dentárias (ou mesmo evitá-las). Isso pode ser corrigido com segurança com aparelho ortodôntico e implantes.

Contudo, para que tudo isso possa ser sentido, garantindo qualidade e segurança aos processos, é crucial contar com profissionais especializados e boas clínicas, ambos credenciados junto à ANS.

Por isso, criamos esse conteúdo de modo a auxiliá-lo a identificar boas clínicas. Confira a seguir algumas dicas de como escolher as melhores para cuidar de sua saúde e os fatores que devem ser avaliados para isso.

Como escolher uma boa clínica odontológica?


Existem alguns critérios que podem ajudar no momento da escolha de uma clínica odontológica, evitando que o investimento naquela prestação de serviço não corresponda à expectativa do cliente. Confira:

Avaliação


É importante verificar a avaliação de outros clientes com aquele serviço, pois eles já tiveram a experiência com aquela determinada clínica e poderão relatar como foi.

Com isso, quem ainda não conhece o serviço prestado pode ter uma boa noção e tirar suas próprias conclusões conforme os feedbacks oferecidos.

Localização


A localização também é um fator importante, principalmente levando em consideração a residência do cliente, ou pelo menos o seu caminho de casa ao trabalho.

Isso por conta de casos de urgência, em que se necessita ir ao dentista com agilidade, ou pela praticidade de ir até a clínica para fazer o acompanhamento do aparelho dentario frente a rotina mais agitada.

Lembre-se que é necessário ter conforto e facilidade para realizar os procedimentos e muitos deles podem demandar um maior tempo para serem realizados.

Assim, é necessário que o acesso à clínica seja facilitado, o que também contribui para o atendimento em um só local, facilitando o registro do histórico do paciente, sabendo quais tratamentos em andamento e até problemas preexistentes que podem influenciar nos procedimentos.

Estrutura


Como é um serviço essencial para a saúde da boca, influenciando diretamente na estética do rosto e saúde do organismo como um todo, é preciso avaliar a estrutura da clínica antes de contratá-la.

Isso porque, verificar o estado do local, se tem recursos tecnológicos avançados, como a Impressora 3D, bem como aspectos de cuidado com o local e de higiene é necessário para ter mais confiança e segurança.

Inclusive, ter uma Impressora 3D ou contar com serviços de empresas que atuam com tal ferramenta pode ser um diferencial interessante para uma clínica, pois é um recurso avançado por fazer moldeiras de clareamento e que pode ser usada para a lente de contato dental.

Além disso, o próprio material utilizado pelos dentistas também podem ser verificados, já que eles serão utilizados dentro da cavidade bucal e é extremamente importante serem de excelente procedência e estarem bem conservados.
 

Capacitação dos profissionais


O profissional responsável por fazer a limpeza do dente, acompanhamento de procedimentos e avaliar como anda a saúde bucal do paciente é um dos principais fatores para a qualidade de uma clínica odontológica.

Não há como confiar em um profissional não capacitado para cuidar de um processo cirúrgico, por exemplo, ou mesmo para a colocação de um implante dentário.

Assim, é necessário procurar por avaliações e registros dos profissionais antes dos procedimentos, principalmente os estéticos e cirúrgicos. A confiança também é necessária para a tranquilidade no tratamento, o que também pode impactar nos resultados.

Preço


O preço dos serviços deve ser levado em consideração pelo cliente na hora de fechar negócio com uma clínica, afinal, é preciso que os serviços da clínica apresente um bom custo-benefício, garantindo a satisfação e saúde dos pacientes.

Além disso, o preço médio precisa ser avaliado, de modo a compreender se é um valor justo, ou mesmo muito abaixo da tabela, que pode ser um indicativo do consultório e até de sua qualidade.

Nos casos de planos odontológicos, os serviços tendem a ter um preço mais em conta, sendo feito o pagamento mensal para ter direito à prestação dos serviços.

Assim, também é preciso olhar os preços da tabela, que podem variar bastante conforme os serviços inclusos no pacote do plano, verificando qual melhor atende às demandas orçamentárias e necessidades de tratamentos.

Toda clínica odontológica tem plano?


Nem toda clínica odontológica possui plano, algumas ainda atendem apenas demandas particulares. Portanto, esse fator deve ser verificado antes da contratação de serviços ou mesmo da marcação de consultas.

No caso do plano odontológico, geralmente a operadora disponibiliza uma listagem referente às clínicas que atendem em cada pacote oferecido, o que auxilia a identificar consultórios credenciados e as avaliações existentes.

Como as idas às clínicas odontológicas são rotineiras e frequentes, principalmente nos casos de procedimentos ortodônticos, o valor pago em convênios pode ser uma grande vantagem, visto que os procedimentos tendem a apresentar valores consideráveis e que pode precisar ser feito a cada consulta, separadamente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.