6 opções para emagrecer sem passar fome

6 dicas para emagrecer sem passar fome

Início do ano é o momento ideal para traçar metas e organizar compromissos. Saiba como a agenda pode ajudar nisso e como conservá-la ao longo do ano.

Quem está tentando perder peso, provavelmente, já entendeu que o segredo é gastar mais calorias do que se consome.

Apesar dessa conta ser relativamente simples, nem sempre é fácil aplicá-la, já que isso deve ser feito com bastante cuidado e responsabilidade.    

Emagrecimento é algo sério e deve ser acompanhado por profissionais qualificados, que vão te ajudar nessa missão. Contudo, algumas dicas simples e seguras podem ser implementadas por você mesmo, a exemplo da substituição do pão branco pelo pão integral e do açúcar refinado pelo mascavo.

Confira essa e outras dicas a seguir para perder peso sem passar fome.

Prefira alimentos integrais

Como já dissemos, substituir o pão branco pelo integral vai te dar aquele empurrãozinho se você está tentando emagrecer.

Você também pode aplicar essa regra para diversos outros alimentos, em especial os grãos e os derivados, do arroz ao macarrão. Isso acontece porque os alimentos integrais são mais nutritivos e dão maior sensação de saciedade.

Além disso, eles passaram por poucos processos de refinamento, o que conserva boa parte dos nutrientes.

Invista nas fibras

É bem provável que você já tenha ouvido falar que as fibras são boas aliadas no emagrecimento. Encontradas apenas em alimentos específicos, inclusive nos integrais, elas demoram mais tempo para serem digeridas, o que evita picos de insulina e influencia valores como colesterol e açúcar no sangue.

O ideal é consumir fontes de fibra in natura, tais como as frutas, os vegetais crus e as folhas verdes escuras.

Beba bastante água

A água não substitui nenhum alimento e jamais deve ser colocada no lugar de qualquer refeição. O consumo regular nos mantém hidratados, e isso faz com que nosso metabolismo funcione da maneira que deveria.

Consequentemente, ficamos mais saciados e digerimos melhor os alimentos, o que auxilia um processo de emagrecimento integral.

Dê tchau para o açúcar refinado

Diversos estudos apontam que o açúcar branco é um dos responsáveis pela nossa compulsão por alimentos doces. O hábito funciona como um ciclo: quanto mais doces você come, mais doces quer comer.

Então, elimine-o de vez de sua dieta se quer perder peso.

Para substituí-lo, adoce suas bebidas com o açúcar mascavo ou o açúcar de coco. Para os mais ousados, vale experimentar receitas sem açúcar, a exemplo de bolos e pudins que levam tâmaras secas, muito utilizadas para adocicar pratos zero açúcar.

Prefira leites vegetais

Um dos maiores mitos da sociedade moderna é a necessidade de consumir leite de vaca para que possamos obter minerais importantes, como o cálcio.

Na verdade, estudos recentes comprovaram que o leite animal traz mais malefícios que benefícios à nossa saúde. Isso porque ele foi biologicamente desenvolvido para bezerros e tem uma quantidade maior de gorduras maior que o nosso organismo precisaria.

Até a Universidade de Harvard, a mais renomada do planeta, retirou leite e laticínios de sua pirâmide alimentar.

Graças ao avanço de movimentos como o veganismo e a alimentação higienista, hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de leite vegetal com zero colesterol e mais cálcio biodisponível para o nosso organismo.

Além de turbinar o seu emagrecimento, outra vantagem é que você colabora com o meio ambiente, uma vez que a criação de gado é um dos principais fatores de degradação ambiental nos dias de hoje.

Aposte no sorvete caseiro

Com as altas temperaturas do verão, é quase impossível não nos sentirmos tentados a abrirmos um pote de sorvete nos dias mais quentes.

No entanto, esse é um produto que leva bastante gordura hidrogenada e pode atrapalhar bastante os seus planos de ficar em forma.

Uma receita muito simples e cada vez mais popular pode te ajudar a não escapar da dieta, mas, mesmo assim, se refrescar no calor: o sorvete caseiro à base de banana, ou sorbet, como é conhecido nos países estrangeiros. 

A receita é muito simples: congele bananas de um dia para outro, bata-as no liquidificador ou no processador no dia seguinte, com a fruta de sua preferência, e congele essa mistura novamente por mais 24 horas — você vai se surpreender!