03/08/2017 19h08 | Por: Natália Souza

Projeto traz edição especial para celebrar o bicentenário de Alagoas

Evento será realizado neste domingo, às 10h, no Instituto Histórico, com a presença de Felipe Oliveira e Márcio Gomes

Texto de: Renata Arruda
C26626B525498D99A742336Eab9505Ef L

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) promove, no próximo domingo (6), mais uma edição do 'Concerto aos Domingos', projeto que tem como intuito a promoção da música erudita em Maceió. O evento acontece às 10h, sempre no primeiro domingo de cada mês, e nesta edição homenageará o bicentenário de emancipação política de Alagoas. 

Para a edição de agosto de 2017, o Salão Nobre do Instituto Histórico vai receber o pianista de Porto Velho, Márcio Gomes, e o renomado barítono alagoano Felipe Oliveira, trazendo no programa apenas composições alagoanas de Hekel Tavares, Tavares de Figueiredo e Almir Medeiros. O concerto tem entrada franca e será aberto a partir das 9h. 

Acervo 

Além do espetáculo, os visitantes podem conferir o mais representativo acervo iconográfico e documental sobre a história de Alagoas que está exposto no prédio do IHGAL. São obras de arte, conjuntos de interesse arqueológico e etnográfico, hemeroteca, biblioteca e arquivo de documentos e fotos. 

Dentre o acervo presente no IHGAL está a Coleção Perseverança, que reúne peças das casas de Xangô de Maceió que resistiram ao Quebra de 1912, quando foram destruídas pelo grupo Liga dos Republicanos Combatentes e populares, em uma ação de intolerância religiosa. As peças ali existentes registram uma parte importante das raízes afro de Alagoas.