25/06/2017 06h00 | Por: Natália Souza

São João 200 Anos atrai turistas e alagoanos ao Jaraguá

Primeiro festival de Coco de Roda surpreendeu público e animou palco no segundo dia de São João no Jaraguá.

Texto de: Daniel Borges
2406 Rios

O som da sanfona anuncia um início de festa cheio de energia e alegria. Não faltou animação nos turistas e alagoanos que marcaram presença no primeiro dia dos festejos do São João 200 Anos, organizado pelo Governo do Estado, que contou com apresentações de artistas locais e o autêntico forró pé de serra.

No Arraial Central, no bairro histórico do Jaraguá, milhares de pessoas dançaram e cantaram ao som de Betinho Marcolino, Cláudio Rios e Eliezer Setton.

Rosineide Ferreira levou toda a família pra curtir o São João. "Essa festa é um resgate das nossas tradições; incentiva a cultura e as crianças já vão aprendendo para passar para as próximas gerações. Estou muito feliz que teve festinha para a gente trazer a família", disse animada. 

A nova iguaçuense Jura Machado veio para Alagoas só curtir as festas juninas. "É a primeira vez que venho a Maceió e estou amando. Lá na minha cidade não tem esse tipo de festa, por isso vim pra cá. Virei todos os dias curtir um pouco do São João", destacou. 

O brasiliense Edson Santana está passando férias em Alagoas e aproveitou pra conhecer um pouco da tradição alagoana. "Gosto muito do São João, mas lá na minha cidade não é como aqui. Tô achando tudo lindo e animado", falou. 

Neste sábado (24), a festa continua com shows de Naldo do Baião, Joelson dos Oito Baixos e Tião Marcolino, a partir das 20h, e o início do I Festival de Coco de Rodas de Alagoas, a partir das 19h. 

 

São João nos bairros 

Os festejos também acontecem simultaneamente em vários bairros de Maceió. Beneditos Bentes, Jacintinho e Jatiúca arrastaram uma multidão para os seus arraiais. 

"O nosso bairro recebe essa festa com muita alegria. É muito bom estarmos pertinho de casa, curtindo um forró. Que bom que está só começando; estarei presente todos os dias", disse Juliana Almeida, moradora do Jacintinho. 

Também teve festa nas grotas de Pau D’Arco (Jacintinho), Aterro (Barro Duro), Macaxeira (Chã da Jaqueira) e Canaã (Ouro Preto), beneficiadas pelo programa ‘Pequenas Obras, Grandes Mudanças’, do Governo de Alagoas.

Confira programação deste domingo (25):

Palco Central

20h - Edgar dos Oito Baixos

21h50 - Trio Gogó da Ema (Ivanildo do Forró)

00h - Messias Lima

Palco do Coco

19h – I Festival de Coco de Roda de Alagoas

Flôr da Mata (Boca da Mata) - Convidado

Pisa na Fulô (Farol)

Leões de Fogo (Jacintinho)

Reviver (Bebedouro)

Águia de Fogo (Reginaldo)

Raro Xodó (São Jorge)