02/07/2017 08h02 | Por: Natália Souza

Xique Xique vence 1º Festival do Coco de Roda de Alagoas

Grupo do Jacintinho levou R$ 2 mil em dinheiro pela conquista. No total, 22 grupos participaram do festival no Jaraguá.

Texto de: Paula Nunes
O Coco de Roda Xique-Xique é do bairro do Jacintinho. (Foto: Adaílson Calheiros)
O Coco de Roda Xique-Xique é do bairro do Jacintinho.
Adaílson Calheiros

Com o tema “Mulher Alagoana Pisa Bonito”, o grupo Xique Xique se sagrou campeão da primeira edição do Festival do Coco de Roda de Alagoas, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O resultado saiu na madrugada deste domingo (02), logo após a apresentação dos cinco últimos finalistas da competição, na arena do Coco de Roda, em Jaraguá. O grupo marcou 120 pontos. (Clique aqui e confira as fotos do festival).

A disputa foi muito acirrada. O grupo Los Coquitos, foi o segundo colocado, e o Pau de Arara ficou com o terceiro lugar, ficaram com 119,8, empatadas. O grupo Reviver levou o quarto lugar, e o quinto ficou com o Reis do Cangaço. O grupo vencedor recebeu o prêmio de R$ 2 mil.

Além da final do Festival do Coco de Roda, centenas de pessoas prestigiaram o encerramento do São João Solidário dos 200 anos. No palco central, artistas alagoanos levaram o autêntico forró alagoano ao público. 

A secretária de Cultura, Mellina Freitas, afirmou  a alegria em apoiar um festival que representa perfeitamente a cultura alagoana. "O coco de roda mostra a força e as raízes de Alagoas. Este foi apenas o primeiro festival do Coco de Roda, e foi um sucesso, nosso São João Solidário atraiu milhares de pessoas não só em Jaraguá, mas em diversos bairros de Maceió. Um sucesso! Estamos felizes e orgulhosos com o resultado de todo esforço", ressaltou a secretária.

Coco de Roda

Folguedo alagoano, considerado um das danças mais tradicionais da cultura no Estado, o coco de roda sentia a carência de mais incentivo e espaço na sua terra. Integrantes de 16 grupos, além de convidados, abrilhantaram o primeiro Festival do Coco de Roda de Alagoas, realizado durante os festejos juninos na capital alagoana.