16/09/2017 19h00 | Por: Hyérica Santiago

Renan Filho recebe Comenda Grã-Cruz da Ordem do Barão de Penedo

Entrega da honraria aconteceu durante a solenidade de reinauguração do Theatro Sete de Setembro

Texto de: Severino Carvalho
Renan Filho

O governador Renan Filho foi agraciado com a Comenda Grã-Cruz da Ordem do Barão de Penedo. O prefeito Marcius Beltrão concedeu a mais alta honraria municipal durante a solenidade de reinauguração do Theatro Sete de Setembro, na noite de sexta-feira (15).
 
"Tenho priorizado os interesses de Penedo e fico muito feliz em ter sido lembrado com a Comenda Barão de Penedo, que foi um dos maiores interlocutores desse País, um grande diplomata, um homem de consenso e da construção de pontes, que aproximaram Penedo do resto do País e deste País com o restante do mundo", declarou Renan Filho.
 
O prefeito elencou os inúmeros investimentos feitos pela gestão Renan Filho em benefício de Penedo, considerados para a concessão da honraria, dentre os quais estão o empenho na construção da estrada Penedo / Pindorama, o compromisso de recuperar a AL-110, a articulação junto ao Governo Federal para a edificação da ponte Penedo / Neópolis, a concretização das obras estaduais de asfaltamento de ruas e avenidas da cidade, a recuperação de órgãos públicos estaduais, a exemplo dos colégios Gabino Besouro, Teotônio Ribeiro, ginásio Padre Manoel Vieira e Escola Ernane Otacílio Melo, bem como a construção de dois novos ginásios de esportes. 

Renan Filho 02

Foram levados em consideração, ainda,  o reaparelhamento da segurança pública de Penedo com a construção da nova sede do 11° Batalhão de Polícia Militar, da Casa de Custódia; a instalação do Programa Força Tarefa de Segurança Pública e do sistema de radiocomunicação digital; o aumento do efetivo policial e o apoio financeiro aos grandes eventos de Penedo, a exemplo da Festa de Bom Jesus dos Navegantes e do Festival de Cinema Universitário, além da construção de um moderno Centro de Referência em Saúde.
 
Theatro
 
Renan Filho participou da reinauguração do Theatro Sete de Setembro, ao lado do prefeito de Penedo e de outras autoridades: o senador Renan Calheiros, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa; o ministro do Turismo, Marx Beltrão; o superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio; o coordenador Nacional do Programa PAC Cidades Históricas do Ministério da Cultura, Róbson Almeida e os deputados estaduais João Beltrão e Jó Pereira.
 
Construído há 133 anos, o Theatro Sete de Setembro (1884) foi a primeira casa de espetáculos do Estado, projetado pelo arquiteto italiano Luigi Guiseppe Lucarini (1842-1907), o mesmo que traçou as linhas do Teatro Deodoro, da primeira sede do Tribunal de Justiça, do Palácio Floriano Peixoto e do Mercado Público de Penedo.

Teeatro Sete De Setembro

"São 133 anos de história do Theatro Sete de Setembro, que se misturam com a história da cultura alagoana. Sua reinauguração às vésperas do Bicentenário de Alagoas é motivo de satisfação para todos", destacou Renan Filho.
 
O prédio do Theatro Sete de Setembro possui influência arquitetônica Neoclássica.
 
"É um relicário vivo porque conserva esse patrimônio valioso, histórico e cultural. Então, é muito importante estar entregando o Theatro Sete de Setembro totalmente restaurado no momento em que Alagoas completa 200 anos de sua emancipação política", avaliou o senador Renan Calheiros".
 
O projeto de restauração do Theatro Sete de Setembro foi elaborado pela Prefeitura de Penedo e executado pelo Iphan, num investimento de R$ 4 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

Teatro Sete De Setembro 02

Foram 21 meses em reforma até a reabertura em grande estilo na noite de sexta-feira (15) com a apresentação do maestro Eduardo Lages, regente e arranjador do Rei Roberto Carlos e das convidadas, as cantoras Joana e Rosemary.
 
"São três shows de altíssimo nível, à altura da nossa belíssima Penedo", observou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, que juntamente com o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, também prestigiaram a solenidade de reinauguração.
 
"Trata-se de um grande presente para o povo de Penedo e de Alagoas, mas, acima de tudo, para aquelas pessoas amantes da arte e da cultura de nosso País", disse o prefeito ao se referir a reabertura do Sete de Setembro, lembrando que Penedo é detentora de um dos maiores acervos arquitetônicos do Brasil.