O jogo mais recente da franquia Silent Hill: Revolucionário na teoria, nem tanto na prática

O jogo mais recente da franquia Silent Hill: Revolucionário na teoria, nem tanto na prática

É difícil começar este artigo porque sinceramente não sei por onde começar. Não porque me faltem ideias, mas porque estou perdido na neblina e no desespero. Sinto-me como Harry Mason em 1999, quando pisou pela primeira vez nas ruas de Silent Hill, mas sem mapa. Sem saber para onde ir depois de sair do carro destruído e acordar da inconsciência, a única coisa que lhe restou foi seguir em frente. Rumo ao desconhecido. Mesmo quando esse desconhecido é realmente conhecido, ainda não no bom sentido.

Silent Hill: Ascension deveria ser algo diferente. Algo revolucionário. Algo que nunca vimos antes no mundo dos jogos Silent Hill. E realmente é. Mas não de um jeito bom. Você está pronto para outra entrada na cidade nebulosa, depois de uma longa espera?

Tudo começou em 1999

Se você deseja projetar um produto muito bom, precisa de muito esforço e aprender com os erros seus e dos outros, mas se deseja produzir ou projetar uma obra-prima, também precisa de um toque de genialidade. A mesma coisa aconteceu com o primeiro Silent Hill, em 1999. Lembro-me como se fosse ontem quando meu amigo me perguntou: “Você quer jogar Silent Hill?” Eu não tinha ideia do que se tratava. Até então, eu estava familiarizado com o gênero survival horror apenas com Resident Evil, um clássico e desenvolvido pela Capcom.

Silent Hill me mostrou desde o primeiro segundo que é um jogo diferente comparado a Resident Evil. Desde o primeiro momento em que entramos na cidade nebulosa, ficou claro que o Team Silent, uma equipe de programadores formada por desenvolvedores que não conseguiram se encaixar em nenhuma outra equipe de desenvolvimento da Konami, havia criado uma obra-prima. E aquela obra-prima que ainda está na memória dos jogadores, antigos e novos, é um dos melhores jogos de terror já criados. O ano de 1999 foi o ano de criação do primeiro capítulo da franquia, que nos próximos anos continuaria a impressionar, confundir (mas de forma positiva) e, claro, assustar muitos fãs de jogos de terror, começando no primeiro PlayStation, e mais tarde no PC e no PS2.

11 anos de silêncio

A última vez que qualquer um de nós teve a oportunidade de jogar Silent Hill foi em 2012. Foi o Silent Hill: Downpour, desenvolvido pela empresa Vatra Games. O jogo como tal não foi bem recebido pelos fãs da franquia, o que levou ao quase encerramento de toda a franquia. Depois de 2014 e daquela tentativa que foi o P.T., a Konami nos informou que Silent Hill acabou e que podemos esquecer os novos jogos de Silent Hill. Era nisso que acreditávamos, que uma das melhores franquias de terror havia acabado.

Assim foi até outubro do ano passado e o chamado evento virtual “Silent Hill Transmission”, que foi organizado pela Konami e onde apresentou os seus próximos projetos. Um desses projetos foi Silent Hill: Ascension. No entanto, os fãs esperavam mais pelo relançamento do segundo jogo da franquia, ou seja, o jogo Silent Hill 2 Remake. Porém, desde o evento virtual até hoje, não recebemos nenhuma novidade sobre o próximo jogo. O que recebemos foi Silent Hill: Ascension. Mas seria melhor não o recebermos…

Em vez de um jogo, temos uma série interativa

Ascension é um tipo de “jogo” que em muitos aspectos lembra o jogo The Walking Dead. Você, como jogador, que joga através de um navegador da Internet, toma decisões diferentes durante o jogo. Portanto, não é um jogo clássico onde o jogador controla o personagem com a ajuda de um controle ou mouse e teclado. O jogo realmente se desenrola diante de seus olhos. De vez em quando você deve insirir alguma informação, ou seja, selecionar uma das opções oferecidas. Decepcionado? Eu sei que fiquei.

Talvez eu pertença ao tipo de jogador antiquado e talvez esta seja uma nova era no mundo dos jogos. Se sim, sinto muito por nós, mas simplesmente jogos como este, em que o jogador não participa realmente do jogo, mas o jogo acontece sozinho, enquanto se espera que o jogador contribua ocasionalmente, simplesmente é para mim. Foi o mesmo com The Walking Dead, e é o mesmo com Silent Hill Ascension. Acontece que Ascension é pior que The Walling Dead e muitos outros jogos “Telltale” no mercado hoje. Mas falaremos mais sobre isso um pouco mais tarde.

O que Ascension tem a oferecer que poderia atrair o fã médio da franquia SH, especialmente se forem dos três primeiros lançamentos (ou quatro, se você for generoso)? 

Primeiro, acho que muitos fãs ficarão desanimados com o fato de Ascension ser uma série interativa, não um jogo. É assim que a série começa. Você tem à sua disposição vários personagens sobre os quais a Genvid Studios tentou os tornar o mais misteriosos possíveis, algo que deveria intrigar os jogadores ou espectadores, mas, à medida que o jogo avança, fica cada vez mais claro que esses personagens também são pouco polidos e que toda a experiência é de alguma forma sem sal. Existem várias razões e causas para isso acontecer.

2 famílias atormentadas por um mistério comum

Não quero estragar, pelo menos, o que foi revelado até agora, mas não é muito. Basta dizer que a premissa inicial de Silent Hill Ascension é baseada em acontecimentos envolvendo duas famílias. Imbuídos de vários mistérios e acontecimentos misteriosos, dos quais vão aumentando à medida que o jogo avança, ou seja, à medida que os episódios avançam, os membros dessas duas famílias decidem fazer algo para resolver os antigos segredos em que certos membros estão envolvidos e antes que consigam encontrar o caminho, eles se encontram em Silent Hill.

Alguns vão pensar, bom, está tudo lá: os monstros, a neblina, a história misteriosa, até o jogo se chama Silent Hill. O que importa se o jogo não é um jogo e é na verdade uma série interativa, disponível em navegadores e plataformas móveis? Não basta colocar monstros, neblina, algum tipo de história misteriosa, o título “Silent Hill” no jogo e dizer, “é isso, aqui está o novo Silent Hill”. Isso simplesmente não é suficiente. Foi isso que a Climax Studios e a Vatra Games tentaram, então acabamos recebendo Homecoming e Downpour.  

Ok, alguns dirão que esses jogos são bons. Mas eles são bons jogos de Silent Hill? Se olharmos para a fórmula estabelecida pelos três primeiros jogos, podemos facilmente concluir que não a seguem nem de longe. É preciso muito mais para fazer um jogo Silent Hill. Esta é uma das razões pelas quais eu pessoalmente não chamaria Ascension de um verdadeiro jogo de Silent Hill. É porque falta esse “algo”. Para um verdadeiro jogo de Silent Hill, é necessário alcançar algo que apenas o pessoal do Team Silent conseguiram até agora. Depois disso, recebemos de tudo. O mesmo se aplica aqui. Independentemente das duas famílias, de seus membros e dos monstros, que tenho que admitir, parecem bons porque, sejamos realistas, todos os monstros do jogo Silent Hill parecem pelo menos decentes, simplesmente não havia muita coisa que me fizesse querer continuar seguindo os novos lançamentos deste jogo. Mesmo que cada episódio tenha apenas nove minutos de duração. Sim, você leu certo. Nove minutos, todos os dias, ao longo de seis meses, segundo Genvid.

Um jogo grátis que não é bem assim

Silent Hill: Ascension é anunciado como um jogo gratuito no qual os jogadores poderão participar no jogo de uma forma muito interativa, sem ter de gastar um único euro ou dólar. Mas será que é realmente assim?

Hoje, nada é de graça, e se alguma equipe de desenvolvedores anunciar um jogo para você como gratuito, e se for um jogo publicado por uma empresa grande e respeitável, você deve imediatamente ficar desconfiado, pelo menos pensativo no sentido de algo que se tornou muito popular nos últimos 6 a 7 anos, que é chamada de: microtransações.

Ascension é um jogo no qual você, como jogador, participa tomando diversas decisões, tanto no jogo quanto depois do jogo, ou seja, nesse meio tempo entre o lançamento de novas sequências da série de jogos. Primeiro, você precisará investir um mínimo de $20 para adquirir o pacote básico. Somente depois de investir essa quantia você poderá usar todos os recursos do jogo. No que diz respeito aos recursos, existem vários minigames, os chamados quebra-cabeças e coisas semelhantes. Resolver isso dá a você os chamados “Pontos de Influência”, que você gasta em diferentes escolhas entre os episódios. Mas mesmo isso não funciona direito, ou seja, existem vários erros que impedem o jogador de gastar adequadamente seus PIs. Para piorar a situação, um grande número de usuários relatou vários problemas que ocorreram ao tentar comprar pacotes que desbloqueiam pontos de PI adicionais. 

Resumindo, Ascension é caótico, não é um jogo genuíno. Bem, não é tão caótico se você perguntar aos responsáveis da Genvid que afirmam que as críticas de muitos de que Ascension é um jogo ruim não são apropriadas. Isso é apenas blefe, pessoal. É isso que queríamos da Konami depois de 11 anos de espera? Acredito que não.

Silent Hill: Ascension é uma indicação clara de como não fazer um jogo

O que temos até agora? Temos um jogo que não é isso. Temos um jogo que pede ao jogador para investir dinheiro real em Pontos de Influência porque supostamente as decisões do jogador afetam o andamento da história no jogo, ou seja, qual cenário da história irá se concretizar. Existe um sistema de microtransações que é principalmente orientado para extrair o máximo de dinheiro possível do usuário para coisas aparentemente insignificantes. E se você investisse, por exemplo, $50 em sua escolha e alguém aparecesse e investisse $70 em sua escolha? A sua escolha não será mais válida, a menos que você invista mais dinheiro, ou seja, se a sua escolha prevalecer devido ao investimento de Pontos de Influência (que você obtém com dinheiro real) de outros jogadores.

Infelizmente, esse sistema realmente não funciona. Muitos usuários relataram casos em que compravam seus PIs, ou seja, o jogo retirava dinheiro de suas contas, mas não contabilizava esses pontos no jogo. Para piorar a situação, muitos dos jogadores que solicitaram reembolso ainda não receberam o dinheiro. E com tudo isso você tem um depoimento do chefe da Genvid, que finge que está tudo bem e que tudo está funcionando como deveria.

Silent Hill: Ascension é uma indicação clara de como não fazer um jogo. Além de não ser um jogo, muitas coisas que deveriam funcionar, não funcionam de jeito nenhum. É claro que isso gerou a raiva dos jogadores, que inundaram o canal de usuário da Genvid no X com várias mensagens ofensivas. Isso é perfeitamente compreensível porque não é um jogo. Este é um jogo desastroso.

Silent Hill: Ascension é algo que ninguém precisava ou queria

Imagine a decepção no rosto dos fãs da franquia Silent Hill. Você esperou anos por um jogo, esperando que a Konami pudesse fazer um bom trabalho na seleção de empresas desenvolvedoras para seus novos jogos. Você continua esperando. E então você recebe isso. O jogo que não era jogo, o jogo que ninguém queria.

Num ano em que pudemos desfrutar, e ainda aproveitar, de grandes jogos como Resident Evil 4 Remake (um jogo da franquia que pretende até se tornar um jogo de tiro em eSports num futuro próximo, o que certamente afastará uma parte dos apostadores que se acostumaram em apostar em casas de apostas de eSports já estabelecidas, como os melhores sites de apostas da Bookmaker-Expert.com, e trazê-los para novas casas de apostas que oferecem apostas no RE), Dead Space 1 Remake e Alan Wake 2, a Konami decidiu lançar este. Em vez de uma experiência de jogo, temos uma série em que nós, como jogadores, devemos “jogar” o jogo com simples cliques nas telas dos nossos smartphones ou cliques do mouse nos navegadores de Internet. Mesmo quando queremos, mesmo quando dizemos: “Ok, tudo bem, vamos ver o que Ascension tem para oferecer”, não podemos porque o jogo está cheio de diferentes tipos de erros. Claro, há também o elemento inevitável de comprar Pontos de Influência. A Genvid espera que os jogadores os comprem enquanto esta série de jogos for lançada, ou seja, enquanto os episódios dela forem lançados.

Dizer que estou desapontado é um eufemismo. Sei que muitos fãs da franquia compartilham minha opinião. Por quanto tempo os episódios de Silent Hill: Ascension serão mostrados depende de muitas coisas. Honestamente, espero que a série termine logo e que a Konami aprenda algumas lições importantes com tudo isso. E que finalmente tenhamos algumas novidades sobre Silent Hill 2 Remake. Até então… 

Só falta aproveitar as quatro primeiras parcelas. E esperar que talvez um dia você realmente entre naquela cidade nebulosa novamente…