realizações profissionais no currículo

Saiba como colocar as realizações profissionais no currículo

O que mencionar no conteúdo do CV? Se você está buscando por emprego, provavelmente já se fez essa pergunta. Uma dica que costuma funcionar é colocar as realizações profissionais no currículo.

Os recrutadores analisam um currículo em poucos segundos. Assim, logo na primeira leitura, eles se concentram em itens como informações de contato, objetivo profissional, resumo, experiência de trabalho, formação e habilidades.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Zety, somente 10% das pessoas com currículos na plataforma foram chamados para entrevista de emprego em 2021. Isso revela, portanto, uma falta de estratégia na elaboração do CV.

Neste artigo você vai aprender como incluir as realizações profissionais no currículo e, dessa forma, se destacar no processo seletivo.

O que são realizações profissionais?

As realizações profissionais são conquistas que tiveram um impacto positivo para a empresa onde você trabalhou ou cliente. Assim, são coisas que você ajudou a construir, projetar, vender ou iniciar.

Enquanto as responsabilidades apenas mostram o que você sabe fazer, as realizações evidenciam os resultados positivos que o seu trabalho pode trazer para a empresa.

Em outras palavras, são as realizações que farão com que todos os empregadores queiram te contratar.

Assim, esses atrativos estão atrelados ao desempenho profissional, ou seja, mostram os seus diferenciais.

Onde colocar as realizações profissionais no currículo?

Existem três seções nas quais você pode falar sobre as suas realizações profissionais. Então, vamos conhecê-las:

Resumo

Uma descrição para currículo bem-feita é composta por duas ou três frases, que conseguem sintetizar o seu perfil profissional em poucas palavras.

Logo, mencione não só o seu trabalho e os anos de experiência, mas também uma ou duas realizações que marcaram a sua carreira.

Experiências profissionais

O histórico profissional é uma das partes mais importantes do currículo, afinal, apresenta as experiências de trabalho mais relevantes para a vaga que o candidato deseja ocupar.

Essa seção vai muito além de uma breve descrição das responsabilidades básicas de cada cargo. Sendo assim, é necessário escrever sobre as conquistas obtidas nos empregos anteriores.

Após descrever as tarefas desempenhadas no emprego, liste de duas a três vitórias profissionais. Portanto, entre os exemplos de realizações que podem ser citados, estão:

  • Aumento de vendas
  • Economia de recursos
  • Problema identificado e resolvido
  • Economia de tempo
  • Inovação
  • Otimização de processo
  • Prêmio
  • Promoção de cargo

Além disso, não só evidencie a sua conquista profissional como também apresente números. Sem dúvidas, os recrutadores amam resultados quantificáveis e mensuráveis.

Existem centenas de realizações que podem ser listadas no currículo. Contudo, verifique se essas conquistas são relevantes para a vaga pretendida.

Informações adicionais

Quando uma realização não está relacionada a um emprego anterior, ela deve ser inserida na seção de “Informações adicionais”.

Diferentes conquistas se enquadram nessa área, como o desempenho positivo em um trabalho voluntário.

Como escrever sobre as realizações profissionais no CV?

Uma conquista profissional é estruturada a partir de três fatores: uma habilidade específica que foi usada, a execução de uma atividade e, por fim, o benefício mensurável atingido.

Então, para ficar ainda mais fácil a escrita, pense na sua conquista profissional e responda duas perguntas básicas:

  • O que você fez? – inicie a frase com um verbo de ação e, em seguida, escreva a atividade desempenhada.
  • Qual foi o resultado? – resuma em poucas palavras o benefício que o trabalho resultou. Então, inclua números e não se esqueça de situar o acontecimento em um período sempre que possível.

Caso você tenha contribuído com resultados de uma empresa, mas não sabe os dados exatos, evite chutar qualquer número sem ter certeza. A melhor solução é entrar em contato com o empregador anterior e pedir informações.

Agora, vamos aplicar a fórmula:

  • O que você fez? – Produziu um artigo para o blog da empresa…
  • Qual foi o resultado? – que gerou 12 mil leads em seis meses.

Exemplos de realizações profissionais

Criamos cinco exemplos de realizações profissionais que podem ser inseridas no currículo, com base na fórmula apresentada acima. Veja:

  • Superou os KPIs do departamento em 15% por 6 meses consecutivos.
  • Desenvolveu um programa de orientação para colaboradores, que foi adotado por 90% das unidades da empresa.
  • Conquistou mais 30 novos clientes para o portfólio da empresa em 3 meses.
  • Criou uma campanha que aumentou o número de matrículas de alunos em 12%.
  • Gerou mais de R$30.000 em vendas em 1 mês.
  • Recebeu o “prêmio de funcionário do ano” por um projeto de sustentabilidade.

Por fim, não basta apenas falar sobre as atribuições de cada emprego anterior. Para aumentar a relevância do CV, é necessário mencionar suas melhores realizações profissionais, de forma clara, objetiva e consistente. Assim, suas chances de ser contratado por uma empresa serão maiores.