O que é necessário para construir uma casa subterrânea

O que é necessário para construir uma casa subterrânea?

Você já pensou na possibilidade de construir uma casa que fosse escondida das outras pessoas? Já pensou na possibilidade de construir uma casa subterrânea? Sim, isso existe, e há inúmeras vantagens em construir uma!

Se você gosta de cavernas, ou então tem uma atração forte por cheiro de terra molhada, ou até mesmo tem medo de um apocalipse, uma casa subterrânea pode servir muito bem para você. É claro que esse projeto exigirá tempo e esforço, mas se você estiver disposto a fazer um abrigo no subterrâneo, poderá ser útil em inúmeras ocasiões.

Porém, não basta simplesmente construir um abrigo subterrâneo na sua casa sem antes verificar as leis de zoneamento. Por isso, é importante que você ligue para os órgãos competentes e verifique se existem leis na região para que você possa construir uma casa subterrânea na sua propriedade. Afinal, você não vai querer que a Prefeitura do Município acabe com a sua construção antes mesmo de você aproveitar. Mesmo abaixo da terra, existem leis.

Além disso, para construir uma casa subterrânea, você poderá precisar de permissão. Ou seja, ainda mais burocracia envolvida no processo. Para começar, você precisa demarcar toda área da propriedade em que você vai escavar utilizando uma tinta branca e estacas de madeira. Então, ligue para prefeitura e converse com o departamento responsável pela permissão para construção da obra.

É importante que você faça uma descrição da área que pretende escavar. Com sorte, você terá a permissão necessária, e saiba que ela é muito importante para garantir que você não perfure um encanamento, o sistema de esgoto ou principalmente o sistema de gás que pode causar acidentes muito sérios.

Considere contratar um escavador profissional

Construir um abrigo subterrâneo não é brincadeira. Por isso, pode ser necessário que você contrate um profissional para fazer isso. Afinal, dependendo do tamanho da sua propriedade, provavelmente será necessário utilizar um maquinário mais pesado, e se você não tiver experiência para operar esse tipo de máquina, uma pessoa experiente pode ser uma ótima opção para você concluir a construção do seu abrigo subterrâneo.

Você poderá procurar por escavadores na internet ou então falar com empresas especializadas em construção. Faça um orçamento e caso você mesmo decida fazer o abrigo subterrâneo, é importante pedir algumas dicas para não errar na hora de construir. Mas se você conseguir negociar um bom valor, sugerimos que você opte por terceirizar esse tipo de construção.

Feito isso, você também precisará encontrar um lugar adequado para construir uma casa subterrânea. O ideal é que o ponto de escavação fique fora de uma planície de inundação, e claro, que ela não esteja próxima a regiões íngremes que possam deslizar em casos de chuvas fortes.

Será necessário ainda fazer isso em um espaço aberto e amplo, porque caso haja árvores ao redor, as raízes podem atrapalhar a construção. É muito provável que você faça a construção logo abaixo da sua residência, por isso, não há tanto com que se preocupar.

Porém, é sempre bom que você fique longe de objetos grandes como árvores, rochas ou então outras construções como prédios de vários andares que estejam próximos à sua casa. E agora, um pouco de atenção: jamais construiu uma casa subterrânea que fica próxima a materiais inflamáveis ou centros onde há concentração de combustível, como um posto de gasolina. O acidente pode ser fatal.

Desenvolvendo o seu plano

Antes de começar a construir uma casa subterrânea, é importante que você trabalhe em parceria com o arquiteto que ajude você a criar um projeto em escala de uma planta para o abrigo. Essa planta deve ser completa, ou seja, você deve ter uma ideia da dimensão, de todos os detalhes e materiais que serão utilizados na construção.

Você também deve levar em consideração o sistema de filtragem de água e de ar, além de todas as fontes de iluminação que você tem no seu espaço. Falando em espaço, o local utilizado para armazenamento de comida também deve ser levado em consideração, Afinal, um abrigo subterrâneo deve ser para alguns casos de emergência também.

Você pode desenhar um modelo em escala e usar uma planta estrutural que já tenha sido criada por você ou pelo arquiteto. Então, faça um planejamento de onde ficarão os eletrodomésticos, os móveis e o que mais você decidir utilizar na sua casa subterrânea.

A construção de uma casa subterrânea não é simples, demanda conhecimento, prática, planejamento e muitos cuidados. Por isso, independentemente de você construir por conta própria ou com o auxílio de um arquiteto ou empresa de construção, é fundamental contar com o respaldo de um seguro residencial que possa cobrir todos os possíveis acidentes ou incidentes durante e após a construção.

Clique aqui e confira um dos melhores seguros residenciais do mercado, e se proteja contra eventuais problemas durante a construção da sua casa subterrânea!