Conduzindo uma auditoria de site de sucesso

Há muito que fazer para estabelecer uma presença online para sua marca: mídia social, funis de vendas, marketing de conteúdo, link building e muito mais. Mas quando você realmente analisa os elementos mais importantes da sua presença digital, é o seu site é o mais importante. Seu site é sua base e precisa ser cuidado de uma maneira que indique seu valor.

Com isso dito, quando foi a última vez que você conduziu uma auditoria em um site?

O que é uma auditoria de site?

Uma auditoria de site é exatamente o que parece: uma revisão crítica de seu site para que você saiba o que está funcionando, o que não está e onde você precisa melhorar. De um modo geral, uma auditoria de site tem como alvo duas áreas específicas:

SEO: O problema do SEO é que você normalmente não sabe se algo está quebrado ou ineficiente até verificar. É um aspecto tão técnico do seu site que muitas vezes é necessária uma auditoria para ver o que está acontecendo abaixo da superfície. A plataforma que possuem as melhores ferramentas de auditoria de SEO é o WordPress, confira nosso guia completo de SEO para WordPress.

Conteúdo. Uma auditoria de site irá analisar seu conteúdo em termos de SEO, backlinks e engajamento. Pense nisso como uma visão crítica da eficácia geral do conteúdo que você está publicando e compartilhando.

“Uma auditoria dirá onde você precisa concentrar seus esforços futuros em termos de uma perspectiva de SEO e de marketing de conteúdo”, explica o profissional de marketing Henry Douglas de uma Agência de Marketing Digital do ABCD Paulista. “E pode até mesmo dar a você uma visão sobre mudanças potenciais que irão melhorar seus processos de geração de leads, vendas e marketing.”

No entanto, uma auditoria de site pode ser tão prática quanto funcional. Além de certificar-se de que possui as porcas e parafusos de SEO e o conteúdo devidamente estruturado, você também precisa pensar no design, usabilidade e no apelo estético.

4 dicas para uma auditoria de site bem-sucedida

“Você precisa de uma análise de 360 ​​graus para identificar as deficiências do seu site, para que possa corrigi-las e colocá-lo de volta em uma base mais sólida. Uma auditoria pode ajudar a identificar falhas ou deficiências, tanto dentro quanto fora da página, que podem impedir o seu site de ser classificado para as palavras-chave específicas ”, destaca Henry Douglas .

Aqui estão algumas dicas para começar:

Estabeleça seus objetivos

O primeiro passo é começar com um conjunto de metas. Você precisa de metas para entender onde está falhando, onde está se destacando e onde existem oportunidades adicionais de crescimento.

Seus objetivos determinarão o propósito do seu site. Você está tentando vender produtos diretamente aos clientes? Aumentar o reconhecimento da marca? Direcionar tráfego para uma loja física? Para obter melhores resultados, filtre seus objetivos por meio dessa lente.

Reúna inteligência

A próxima etapa é realmente conduzir a auditoria, reunindo inteligência e dados sobre o desempenho do seu site. Algumas fontes possíveis incluem análises de sites e dados na página, classificações de SEO, engajamento de blogs, pesquisas e feedback de clientes , etc.

Pesquisa e brainstorming

Agora que você tem alguns dados e informações brutas, precisa reunir sua equipe para descobrir como pode melhorar a fim de atingir seus objetivos. É melhor ter pessoas de todos os departamentos envolvidos nisso – incluindo redatores de conteúdo, web designers e atendimento ao cliente.

Aplicar e Monitorar

De que serve uma auditoria de site sem algum acompanhamento baseado em ações?

Depois de desenvolver algumas soluções possíveis que você acredita que podem melhorar seu site, é hora de implementá-las. E depois de implementá-los, você precisa monitorar os resultados. Você pode descobrir que suas estratégias são eficazes, mas também é possível que tenha interpretado mal um pouco de sua inteligência e precise voltar a uma estratégia anterior ou tentar outra coisa. Você não saberá a menos que esteja assistindo e ouvindo. Também monitore o desempenho da sua hospedagem WordPress.

Ferramentas de Auditoria

Se você estiver em um nicho mais competitivo, provavelmente enfrentará sites que podem ser completamente personalizados, como o WordPress, dificultando a superação dos seus concorrentes. Encontrar os problemas técnicos comuns é simples graças a ferramentas de auditoria de sites como Screaming Frog , SEMrush e Website Auditor . Corrigi-los pode ser complicado, especialmente se você não estiver familiarizado com codificação, então não tenha medo de consultar um desenvolvedor da Web ou uma agência de SEO para resolver os problemas que você descobrir.

Comprometa-se com a otimização contínua

Se você deseja que seu site continue a atendê-lo bem no futuro, deve se comprometer com a otimização contínua. Isso não significa que você precise investir em uma auditoria do site a cada poucos meses. Na verdade, você só pode conduzir uma a cada dois anos. Mas, entre essas auditorias, você precisa revisar constantemente suas análises, coletar feedback do cliente e usar sua intuição para identificar falhas e oportunidades.

Na era atual de rápida evolução, a otimização contínua é o antídoto contra a obsolescência. Fique ligado e não tenha medo de mudanças.

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