Veja a descrição detalhada das etapas do processo de habilitação

Apesar de comum na sociedade brasileira, o processo de obtenção da habilitação ainda é carregado de dúvidas para alguns. Essas pessoas não sabem como funcionam todas as etapas da habilitação pelo Detran.

Esse desconhecimento acaba fazendo com que algumas pessoas achem que o exame do Detran é um processo muito difícil. Pode até ser caro, mas difícil não é quando se tem o correto preparo em todas as fases.

Prosseguindo com a leitura do artigo, conheça mais sobre o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação!

Processo de obtenção da habilitação: como funcionam todas as etapas do exame do Detran?

Para ter sucesso na habilitação do Detran, é necessário entender os seus requisitos, prazos, taxas e exames.”

O processo de habilitação do Detran é obrigatório para todo aspirante a motorista que deseja a permissão para dirigir. A partir da inscrição, pode durar até 18 meses e permite a realização repetida de etapas nas quais o candidato é reprovado.

Para realizar a inscrição, o candidato precisa:

· Apresentar 18 anos completos;

· Saber ler e escrever;

· Possuir documento de identidade com foto;

· Deter o CPF;

· Ter o comprovante original de residência.

A inscrição é um formulário, que é preenchido online no site do Detran ou presencialmente no Detran, Ciretran ou Centro de Formação de Condutores (CFC). Para concluir, é necessário o pagamento do DAE (Documento de Arrecadação Estadual).

1. Exames psicológicos (psicotécnico) e de aptidão (médico)

O agendamento dos dois tipos de exames pode ser realizado pessoalmente no Detran ou ligando para o número da Clínica que consta no DAE. O candidato realiza o agendamento da data e do horário, mas o local é escolhido pelo Detran.

A taxa dos exames é paga na clínica pelo candidato, em dinheiro, e no mesmo dia é divulgado o resultado. É também nesse dia que o candidato tira uma foto para a sua Permissão para Dirigir (PPD) e, depois, a carteira de habilitação (CNH).

Caso seja reprovado, o candidato deve marcar uma nova data (não há pagamento de taxa adicional). Caso seja aprovado, pode escolher um CFC para começar o curso teórico.

2. Curso teórico

O curso teórico é obrigatório para a realização da prova teórica do Detran, sendo composto por 5 temas apresentados em 45h/aula. Esses temas são divididos em:

· Legislação de Trânsito: 18 horas;

· Direção Defensiva: 16 horas;

· Primeiros Socorros: 4 horas;

· Cidadania e Meio Ambiente: 4 horas;

· Mecânica Básica: 3 horas.

As aulas são presenciais e realizadas no Centro de Formação de Condutores, com a frequência sendo comprovada por meio de identificação biométrica. Após o fim do curso, o candidato pode pagar o DAE da prova do Detran e realizar o seu agendamento.

3. Prova teórica do Detran

O agendamento da prova do Detran, assim como a emissão da taxa, é realizada no site do Detran, no Departamento de Trânsito ou numa Autoescola. No comprovante do agendamento, constarão a data, hora e o local da prova.

A prova teórica do Detran é composta por 30 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas em 40 minutos, presencialmente, individualmente e sem consultas. Ao final, o candidato deve acertar, ao menos, 21 questões (70% da prova) para a aprovação.

Esse tipo de avaliação pode ser praticada no simulado detran al.

É altamente recomendável que o candidato realize simulados mais de uma vez nos dias que antecedem a prova, uma vez que a prática de simulados permite ao candidato ver os pontos que precisam ser melhor estudados e muita das vezes as questões se repetem na prova oficial do DETRAN

Caso reprove, o candidato pode realizar novamente a prova. Caso precise reagendar, cancele o agendamento em até 48h úteis antes da prova. Para agendar novamente, faça isso 24h após o cancelamento no site do Detran.

Caso falte a prova, pode marcar um novo dia, mas mediante pagamento de novo DAE.

4. Curso prático de direção veicular

Com a aprovação na prova, o candidato deve realizar o pagamento da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) para iniciar as aulas práticas. Elas são necessárias para passar para o exame de direção veicular.

Na categoria A, é necessário 20h/aula, no mínimo. Na categoria B, é necessário 20h/aula, no mínimo, em via pública.

5. Exame de direção veicular

Após o pagamento do DAE para o exame de direção veicular, começa a última etapa da carteira de habilitação. Ele é marcado no CFC, mas a data, hora e o local são definidos pela Delegacia de Trânsito da cidade.

Se reprovado, o candidato pode realizar novo exame após 15 dias, mediante pagamento de novo DAE. Se faltar, deve marcar novamente o exame, mediante o pagamento de novo DAE.

Conclusão

A carteira de motorista no Alagoas é uma das mais baratas no Brasil, sendo em média R$ 1.200 no total. Porém, isso é desconsiderando as repetições por reprovação, que podem exigir o pagamento de novas taxas.

Por isso que deve se preparar bem para a obtenção da habilitação de primeira. Estude bastante a teoria no curso e ponha o conhecimento em prática!

etapas do processo de habilitação