A adesão em consórcios cresce nos últimos anos

A adesão em consórcios cresce nos últimos anos, entenda os motivos e como essa modalidade funciona

O consórcio surgiu por volta dos anos 60 no Brasil e desde então vem se popularizando no país. Nos últimos anos, essa modalidade bateu recordes de crescimento, se tornando uma das principais alternativas para os brasileiros. 

Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), realizado em conjunto com as administradoras que atuam no setor imobiliário, houve um crescimento de 114,2% no número de pessoas que optaram pelo consórcio de imóveis entre 2005 e 2018. 

Ou seja, milhares de pessoas conquistaram objetivos de patrimônios pessoais, familiares e até mesmo empresariais usando o crédito apenas do consórcio de imóveis.

Em números, isso quer dizer que o número de consorciados saltou de 33,8 mil para 72,4 mil durante esses anos. Isso em todo o país, somente no estado de São Paulo, no 2º trimestre de 2018, o segmento cresceu 2,1%.

Esse crescimento fica ainda mais notório quando comparamos o 1º trimestre de cada ano, que foi de cerca de 3,0%. Esses números são expressivos e representam um pouco da trajetória do consórcio ao longo dos anos.

De 2018 para 2022, essa modalidade continuou batendo recordes impressionantes. Hoje, quem ainda não optou pelo consórcio tem curiosidade para saber mais sobre ele. 

A seguir, abordaremos tudo que uma pessoa precisa saber sobre os consórcios. Indicaremos como essa modalidade funciona, quais os tipos e principais vantagens de optar por ela. 

Acompanhe.

Consórcio: por que essa modalidade vem crescendo tanto?

O consórcio vem se destacando por oferecer inúmeras vantagens aos participantes, ainda mais quando comparado ao financiamento que cobra altas taxas de juros e diversos processos burocráticos. 

Essa modalidade é conhecida por oferecer as melhores condições de mercado, por exemplo. Não há cobrança de juros, também não exige taxas de entrada e o valor da parcela não muda ao longo do tempo. 

Sobre a burocracia, o consórcio também sai na frente. É muito simples se tornar um consorciado, basta ter os documentos necessários (os mais comuns ) regularizados e pronto, é possível entrar em um grupo rapidamente.

O consórcio é conhecido por ser uma modalidade de compra programada. Isso quer dizer que os participantes conseguem se planejar melhor financeiramente com ela, já que as parcelas não mudam de valor e não assustam o bolso das pessoas. 

Essas são algumas das principais vantagens do consórcio, mas há muitas outras ainda. Cada pessoa pode ver essa modalidade como uma oportunidade para realizar sonhos. 

Afinal, o consórcio facilita a compra de bens e serviços de alto valor à vista. Saiba mais como funciona!

Como essa modalidade funciona 

Muitas pessoas têm dúvida sobre o funcionamento do consórcio, já que essa modalidade funciona de forma bastante diferente das demais encontradas no mercado atualmente. 

Por isso, vamos explicar em detalhes. Acompanhe: o consórcio é uma modalidade de compra em grupo em que cada participante contribui mensalmente para a construção de um fundo coletivo que tenha dinheiro o suficiente para que todos recebam o valor do bem desejado à vista.

Quando esse fundo atinge determinado valor, os sorteios começam. Basicamente, uma vez ao mês são feitas as famosas assembleias. São reuniões em que a administradora do consórcio realiza os sorteios e lances.

Então, um participante por mês é sorteado para receber a carta de crédito contemplada. Este documento representa o valor total do bem à vista. Quando o participante recebe essa carta, ele pode ir a uma loja de automóveis, por exemplo, e comprar o veículo à vista facilmente, sem maiores transtornos. 

Quem não deseja esperar até ser sorteado pode optar pelos lances que nada mais são do que ofertas de mais aportes. Quem der o maior lance da assembleia leva a carta de crédito e pode usá-la normalmente.

Podemos ver que as cartas de crédito são o grande objetivo do consórcio. É por isso, inclusive, que existe a modalidade de compra de consórcio contemplado em que a pessoa apenas adquire essa carta, sem passar por todo o processo desse tipo de compra.

Tipos de consórcio disponíveis no mercado

Existem diversos tipos de consórcio disponíveis atualmente no mercado, entre os mais conhecidos estão os de imóveis e automóveis. Contudo, há opções de consórcio para reformas, contratação de serviços, compra de terrenos e muito mais.

Praticamente tudo que for de alto valor, provavelmente, há a opção de comprar por meio dos consórcios.