Peculiaridades da usinagem de plásticos

No geral, podemos dizer que a maioria dos plásticos trabalhados na engenharia podem ser retificados, polidos, fresados furados e cortados, é o que chamamos de usinagem de plásticos.

Tal processo é considerado crucial para a fabricação de diferentes tipos de peças, em especial a seus tamanhos que podem variar desde pequenas a grandes dimensões.

No entanto, é importante notar que a experiência operacional no processamento de metais não pode ser transferida diretamente para os plásticos, pois suas propriedades são muito diferentes umas das outras. 

Além disso, embora muitos considerem a usinagem de plásticos uma operação de fácil execução, é importante ressaltar que tais materiais requerem ainda mais cuidados se comparados a usinagem de metais.

Afinal, uma simples tensão a mais no decorrer da usinagem, poderia, inclusive, ocasionar a ruptura da peça ou retenção de grandes tensões internas, o que prejudica todo o resultado final.

Mas o que isso realmente significa? Vamos entender?

Usinagem de plásticos: o que considerar antes de realizá-la?

É de crucial importância adotar certos cuidados ao realizar a usinagem de plásticos, uma vez que somente isso poderá ser eficiente para se obter os resultados desejados.

Para isso, é necessário ter consciência sobre os pontos principais em que operar com este material se diferencia das atividades executadas a partir dos metais.

A princípio, o recurso está relacionado à condução de calor. Ao contrário do metal, o plástico é um dos materiais menos eficientes em termos de condução de altas temperaturas.

Desta forma, o calor ganho pelo atrito da ferramenta durante a usinagem se dissipará mais lentamente.

Fora isso, a dilatação térmica desses produtos também é algo a ser observado, tendo em vista a sua alta variação, implicando ao produto final uma medida que pode, muitas vezes, sair fora da especificidade almejada.

Portanto, além de serem produtos consideravelmente mais sensíveis e entalhes, é normal que em alguns casos após o resfriamento do produto, seus furos alcancem um diâmetro de 0,05 ou 0,1 mm (ou menos) do que o planejado.

Finalmente, estes não são materiais tão rígidos, implicando um uso de força menor do que em relação aos cortes da modelagem de metais.

Outras considerações

Como visto, o processo de usinagem de plásticos é uma tarefa bastante complexa. No entanto, ainda existem outros cuidados a serem tomados ao realizar este tipo de processo.

As ferramentas, por exemplo, exigem uma atenção maior do operador, uma vez que o recomendado são peças bem afiadas, além de um sistema de retirada de cavacos de alta qualidade.

Além disso, a melhor sugestão é usar uma ferramenta com ângulo de saída em zero graus ou levemente negativo. Isso porque, elas proporcionam um melhor acabamento ao produto.

Contudo, é possível utilizar as mesmas ferramentas da usinagem de aços, porém, aos materiais com alta concentração de fibra de vidro, a sugestão fica para a as ferramentas carbonatadas.

Afinal, como obter resultados eficientes durante o processo?

É por meio da baixa velocidade da usinagem de plásticos, com o auxílio de ferramentas mais afiadas que, se conseguirá garantir produtos da melhor qualidade e, acima de tudo, peças mecanizadas livres de tensão.

Mas é importante lembrar que não se pode utilizar equipamentos já usados no processamento de metais. Por sinal, para materiais plásticos, eles devem ser pré-aquecidos antes da usinagem, não podendo estar frio durante este processo.

Uma maneira de controlar os efeitos do aquecimento elevado do material é borrifar ar frio ou resfriar em uma solução de óleo em água de 10% a 20%. Desse modo, o processamento do plástico torna-se mais efetivo.

Os melhores equipamentos para usinagem de plásticos você encontra na Fillkplas

A Fillkplas possui um departamento de processamento equipado com fresadoras CNC de alta tecnologia, além de profissionais bem treinados, permitindo a fabricação das mais diversas peças técnicas, atendendo as normas nacionais e internacionais e todas as exigências estabelecidas pelos clientes.

Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato com nossa equipe de especialistas para implementar projetos de usinagem de plástico e orçamentos para o seu negócio. Fabricamos peças de acordo com desenhos ou amostras!

usinagem de plásticos