Quais são os melhores temas para TCC?

Muitos afirmam que o TCC é um dos momentos mais tensos e um dos trabalhos mais difíceis de uma faculdade onde o mesmo requer muita dedicação e esforço, porém muitos não fazem nem ideia de qual tema escolher.

Muitos erram principalmente ao escolher e definir o tema, pelo fato de não ter domínio sobre o conteúdo, o que não é bom, porém muitos alunos foram destaques por desenvolver uma nova pesquisa e um novo conteúdo.

Até mesmo cursos online sobre organização do tempo têm sido procurados para garantir um bom resultado no dia a dia de quem precisa correr para fazer um TCC.

A seguir descubra as melhores dicas para desenvolver seu TCC, quais são os melhores temas e como escolhê-los e quais cuidados devem ser tomados durante seu desenvolvimento.

O que significa TCC?

TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso, onde sua realização é de cunho obrigatório para a formação acadêmica, onde o mesmo é contado com a avaliação final, e se a qualificação for “reprovado” o universitário precisará refazer as correções do trabalho.

É fundamental que o trabalho de conclusão de curso esteja conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), onde esse é o órgão necessário para padronizar os trabalhos com caráter tecnológico e científico.

De fato o TCC é muito importante, porém a maior parte dos alunos não faz ideia do que pesquisar para desenvolver esse trabalho acadêmico, porém a melhor alternativa será escrever algo já do conhecimento, a seguir por que é tão importante desenvolver com base em um tema já conhecido.

Por que é importante escrever conteúdos que domina?

A primeira resposta para essa pergunta pode parecer óbvia, mas é importante escrever um tema que domina justamente para tornar o TCC mais fácil, prático e principalmente objetivo. São poucas as pessoas que arriscam um tempo novo, mas nem todos obtêm sucesso.

A segunda questão é que escolher os artigos e os demais conteúdos bibliográficos será muito mais rápido, pois tem estudantes que levam o curso todo para escolher não só o tema, mas também de onde as informações relevantes serão extraídas.

Vale ressaltar que desenvolver um tema já conhecido pode reduzir drasticamente o estresse que é obtido durante a construção de um TCC, pois a escolha de um assunto desconhecido pode resultar na falta de materiais didáticos e até mesmo da troca do tema, fazendo com que se inicie o trabalho do zero.

E por fim desenvolver um tema já do domínio, reduzirá drasticamente o tempo gasto, dando mais oportunidade para escrever com excelência, fazer correções, usar palavras acessíveis e formatar o trabalho corretamente conforme as normas.

Dicas de assunto e conteúdos para incluir no tema

Um dos assunto que torna um TCC ainda mais interessante é abordar sobre questões ambientais, podendo apresentar soluções para um determinado problema, e até mesmo afirmando uma nova causa dos impactos negativos ambientais.

Outro assunto interessante é abordar sobre problemas atuais, como por exemplo o Covid 19 e seu impacto na economia, onde seu trabalho poderá apresentar supostas soluções, ou até mesmo para divulgar uma novidade na qual todos devem saber ou praticar.

É relevante também abordar assunto sobre inclusão, quais são os maiores desafios enfrentados, quais as possíveis soluções, porque esse tema é importante para o conhecimento de todos e porque ele deve ser abordado. 

Dicas para escrever um TCC com excelência

A seguir atente-se às dicas para escrever um TCC com excelência, anote cada uma delas para não esquecer e evite cometer alguns dos maiores erros cometidos em trabalhos acadêmicos que aqui foram citados.

Decide o tema: 

Vale lembrar que é a partir do tema que poderá ser feito as pesquisas, por isso se possível no penúltimo ano da faculdade faça listas dos temas que mais se interessa e que conhece, depois descarte os que tiverem pouca referências sobre o assunto.

Não dê rodeios, seja direto: 

Um dois maiores problemas em trabalhos acadêmicos são as enrolações e rodeios, resultando em um trabalho maçante, por isso seja objetivo em cada tópico desenvolvido a partir do tema escolhido

Siga as normas: 

Uma das maiores reprovações de um TCC é não cumprir ou seguir as normas da ABNT e escrever de forma incorreta. Professores afirmam estar cansados de ver erros repetidos, e com certeza seguindo as normas para desenvolver o trabalho acadêmico já terá mais da metade da chance de ser aprovado.

Cite pelo menos três grandes nomes:

Um nome relevante que mudou e impactou a história citado em um TCC torna-o mais rico e interessante, por isso a partir do tema escolhido busque pelos grandes nomes que irão enriquecer o seu trabalho.

Apresente dados de pesquisas:

Outro fator que enriquece um trabalho acadêmico e o torna muito mais interessante é apresentar dados e pesquisas verídicas, se possível coloque tabelas ou gráficos, aponte porcentagens.

Pesquise em sites confiáveis:

Já imaginou escrever um TCC e só no final descobrir que as informações coletadas e descritas no trabalho são falsas, e por fim levar um zero, pois bem faz pesquisas em sites indicados pelos professores, abordando dados do IBGE sendo esse um dos mais confiáveis.

O que não fazer em um TCC

O que é inadmissível em um TCC é a prática do plágio, esse é um dos maiores problemas que os professores enfrentam ao se deparar com cópias e mais cópias em um trabalho acadêmico.

Jamais investe informações, crie tabelas que não são reais, além de enganar a si, poderá enganar professores e leitores, porém na banca de correção cada erro será contabilizado, podendo até resultar na reprovação do trabalho.

Nunca deixe de referenciar o TCC, esses são um dos pontos mais exigido,  que o trabalho esteja referenciado por completo, e que as citações também correspondam à norma padrão.

Considerações finais

De fato o ter conhecimento sobre o assunto escolhido para desenvolver o TCC pode implicar diretamente no resultado final, porém não basta escrever sobre algo conhecido é fundamental seguir as normas e coletar informações verídicas.

Aqui vai uma última dica à parte: se além do TCC te falta fazer horas complementares, tente apostar em cursos online com certificado. Eles são as maneiras mais baratas e rápidas de conseguir várias.

Deixe nos comentários a sua opinião sobre o conteúdo, compartilhe suas experiências caso já tenha feito um TCC. Espero muito que tenham gostado do assunto abordado, um grande abraço e até a próxima. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Quais são os melhores temas para TCC