Principais tipos de direção defensiva

Se há uma habilidade que pode melhorar e aumentar a sua segurança na estrada, é definitivamente o Curso de Direção Defensiva. É fundamental ter uma forma de dirigir que use as devidas estratégias de direção segura para permitir que os motoristas evitem perigos identificados de maneiras previsíveis.

As estratégias irão além de meras instruções sobre como somente as leis e os procedimentos básicos que você pode colocar em prática no trânsito.

Saiba mais sobre direção defensiva e como ela pode ajudá-lo no dia a dia.

O que é direção defensiva?

A direção defensiva envolve uma série de habilidades na estrada, técnicas e estratégias para ajudá-lo a evitar colisões em potencial.

Essas decisões são altamente implementadas com base nas condições da estrada ao realizar uma manobra de direção segura e podem ser usadas ao dirigir motocicletas e carros.

Pode ser difícil compartilhar a estrada com outros motoristas. E além de pessoas normais na estrada, você também precisa ser sensível e preparado para lidar com segurança com maus motoristas, pessoas bêbadas e más condições climáticas.

Tipos de direção defensiva

Para facilitar a compreensão, saiba que existem dois tipos de direção defensiva:

  • Direção preventiva: é a atitude permanente do motorista para evitar acidentes;
  • Orientações corretivas: É a atitude que o motorista deve ter em caso de uma situação inesperada em caso de acidente.

Dicas de direção defensiva

Todos os motoristas que seguem as dicas geralmente estarão muito mais seguros na estrada, pois perceberão as mudanças dentro da situação da estrada mais rapidamente e podem decidir assim sobre o que fazer para lidar com a situação.

Controle de velocidade

Um ponto de partida óbvio. O princípio mais básico da direção defensiva é certificar-se de que seu veículo esteja se movendo com uma velocidade controlada o tempo todo.

Você jamais deve se sentir desconfortável ou mover o carro para longe de você, especialmente ao fazer curvas.

Mantenha a distância

Manter a distância é importante ao seguir outros carros o tempo todo, especialmente na rodovia. A “regra dos três segundos” é uma distância segura aceita do carro à frente. Portanto, se o carro da frente parar repentinamente, você terá um determinado tempo para frear e evitar uma colisão.

Veja um marco próximo. Você deve ser capaz de contar pelo menos três segundos entre cruzar o semáforo e passar pelo mesmo ponto. 

Espere o inesperado

Não se trata de olhar para uma bola de cristal e assim prever o futuro. É sobre jamais confiar muito nos outros motoristas da estrada e tomar as devidas medidas para evitar que outros motoristas cometam erros que possam causar danos à sua vida.

Alguns exemplos são:

  • Se você está esperando por uma saída em um cruzamento e um carro lhe diz para virar, não suponha. Espere ele se virar;
  • Não são apenas os carros que devem prever o seu comportamento; fique atento também aos ciclistas e pedestres.

Estar sempre ciente do que está ao seu redor é uma parte essencial que irá dar uma excelente direção defensiva. Com as dicas apresentadas neste artigo, você pode definitivamente tornar sua rotina de trânsito muito mais segura!

Principais tipos de direção defensiva

  • Estimativa: é quando o motorista antecipa os riscos. Portanto, dirija com cuidado, avalie as condições do trânsito e seu estado físico e mental;
  • Corretivo – Procedimentos usados ​​quando o motorista precisa agir rapidamente para evitar um perigo. Isso inclui procedimentos como ajuda às vítimas, marcação de locais de acidentes e contato com autoridades e assistência médica.

Quais são os princípios básicos da direção defensiva?

Segundo o Detran, há cinco elementos básicos que devem sempre ser levados em consideração na prática da direção defensiva, e você deve saber:

Conhecimento

Em princípio, esse elemento consiste em conhecer os próprios direitos de locomoção, bem como os seus deveres. E isso, é claro, se aplica tanto ao motorista quanto ao passageiro. E, da mesma forma, para o pedestre.

Atenção

Um dos elementos básicos da direção defensiva é a atenção. Isso vai significar que o motorista deverá sempre estar atento com tudo o que acontece na estrada e os possíveis perigos na mesma.

Forecasting

Forecasting, por outro lado, é o processo de antecipar situações de risco para que o motorista possa antecipá-las e agir de forma assertiva caso ocorram.

Skill

Skill, por sua vez, consiste na habilidade do motorista em dirigir seu veículo corretamente, adquirida por meio de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos.

Ação (ou decisão)

Finalmente, a decisão é o processo pelo qual o motorista toma a ação correta em uma situação perigosa para evitar acidentes de trânsito.

Estas dicas são, sem dúvida, as melhores dicas de direção defensiva e com elas você poderá fazer a grande diferença dentro do trânsito. 

Se você deseja aprender mais sobre direção defensiva, indicamos que você faça  Cursos Online sobre o assunto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Principais tipos de direção defensiva