Vantagens em ter um profissional freelancer em sua empresa

5 Vantagens em ter um profissional freelancer em sua empresa

O mercado de trabalho está definitivamente mudando. Você pode notar que em alguns anos as coisas sofreram um enorme abalo, principalmente por conta de reformas trabalhistas.    

Hoje, contratos de trabalho intermitentes permitem que a pessoa possa agir com horários e condições mais flexíveis, tendo até mesmo mais de um trabalho.

Além disso, a revolução da educação através de cursos online barateou imensamente todo o mercado de ensino. Hoje é possível fazer cursos de faculdade e outras opções por valores muito acessíveis.

A própria pandemia recente ajudou a acelerar o processo de implantação do Home Office, algo que a maioria das empresas considerava como sendo um grande desperdício.

Afinal de contas, deixar um trabalhador em casa é o mesmo que pedir para cair a produção.

O que se mostrou totalmente falso, já que a maioria das pessoas realmente provou ser capaz de se adaptar e dar novas repaginadas sobre o que era considerado o melhor modelo de trabalho antigamente.

Mas de fato, uma tendência que não para de crescer é a contratação de profissionais freelancers. Algo que por muito tempo foi considerado uma medida desesperada, hoje é uma das principais opções para empresas que querem agilidade.

Sendo assim, vou trazer aqui as 5 principais vantagens de ter um profissional freelancer na sua empresa.

Vamos conferir?

O que é um freelancer?

Primeiramente vamos definir o termo em questão: o freelancer é um profissional autônomo que entrega ofertas para propostas de trabalhos pontuais.

Ele apresenta seu portfólio, o preço e o prazo que precisa para a empresa que necessita realizar o projeto.

Assim, a empresa escolhe entre os profissionais com melhor capacidade, prazo e preço para realizar aquela tarefa.

Isto normalmente é feito com o auxílio de alguma plataforma, como por exemplo a Workana ou 99Freelas. E todos os processos são feitos com direito a garantias e controle do pagamento, levando a uma agilidade da execução para ambos os lados.

De fato, é um sistema um tanto quanto interessante e que traz vantagens para os envolvidos, mas pode exigir alguma espécie de comissão proporcional como compensação pela mediação.

5 vantagens em ter um profissional freelancer em sua empresa

Agora que você já entendeu melhor o que é um freelancer, vamos dar uma olhada sobre as 5 principais vantagens em ter um na sua empresa.

Eu digo que você tem até mesmo mais do que 5 vantagens, mas se quiser conhecer estas outras vá no comentário e peça uma parte 2, ok?

1 – Agilidade

Uma coisa que é realmente impressionante para a maioria dos profissionais de freelance é a agilidade com que eles executam a tarefa. E existe um motivo bastante simples por trás desta velocidade.

Primeiramente porque eles ganham por produção, enrolar demais significa ganhar menos, o que não é interessante.

Por conta do grande fluxo de trabalhos, estes profissionais também conseguem atingir uma excelente experiência.

2 – Qualidade

Profissionais desta modalidade de trabalho são pessoas que prezam por bons relacionamentos profissionais.

Quanto melhor forem as suas entregas, maiores serão as chances de que a empresa os contrate de novo. Dessa forma eles não precisam correr constantemente atrás de clientes.

Então, você pode contar com execuções que são realmente enxutas e de qualidade.

3 – Experiência

A maioria dos freelancer escolhem este tipo de carreira porque encontram em um regime informal uma melhor capacidade de desenvolver suas habilidades.

Como trabalhos com carteira assinada não possuem flutuações de remuneração fáceis, você pode contar com um regime como este para receber conforme o trabalho feito.

Desta forma, muitos já contam com anos de experiência nas costas, enquanto outros encontram dezenas de projetos em uma semana.

Isto permite não só uma execução rápida e de qualidade dos seus projetos, mas também facilita com que você tenha um insight de profissionais que entendem do assunto.

Muitos comentam sobre a viabilidade de projetos e até melhores maneiras de executar a maioria deles. Só que de fato, o principal vai ser encontrado ao fazer as coisas funcionarem da maneira adequada por muito mais tempo e com maior segurança contra falhas futuras.

4 – Preço

Por mais que em comparação a hora de um freelancer possa custar até mesmo o dobro de um profissional comum, muitas vezes é melhor escolher por este tipo de trabalho.

Isto acontece por conta das rígidas leis trabalhistas do nosso país. Então, se você contrata alguém para trabalhar de maneira fixa, terá que gastar muito para garantir os direitos trabalhistas, sem contar com férias e outras coisas.

E muitas vezes a demanda não é algo totalmente urgente e desesperado para ser realizado. Fazendo com que você possa somente gastar algumas horas do mês e ainda assim alcançar o resultado que deseja.

5 – Possibilidade de troca

Um ponto que também deve ser mencionado é que é bastante desafiador demitir um funcionário enquanto ele já se encontra em exercício. Fazer isto sairá bastante caro, além de contarmos que você pode simplesmente ter uma vontade de renovar a equipe.

Um freelancer não precisa ser recontratado, além de haver uma enorme variedade destes profissionais disponíveis. Uma experiência ruim então servirá somente para tomar cuidado da próxima vez, e não ter que arrastar um funcionário que não quer sua vaga por meses.

De maneira geral esta é uma maneira segura, e se você acabar gostando do profissional, pode contratá-lo de maneira fixa também.

Conclusão

Como você pode ver, contratar um freelancer é uma alternativa bem mais segura e produtiva do que as opções normais de contratações.

E não digo isto só pelas leis trabalhistas, afinal de contas, teremos também uma série de outros motivos para escolher esta opção.

O melhor é que a disponibilidade de cursos online dentro das mais variadas áreas permite a disponibilização constante de mão de obra qualificada e barata. Fazendo com que você tenha uma melhor capacidade de se adaptar às suas necessidades.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda houver qualquer dúvida sobre o assunto, sem problemas. Basta entrar em contato nos comentários e então fazer a sua pergunta.

Até a próxima dica! Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.