Black Friday 2021: consumidores já estão pesquisando o que comprar na data

67% dos consumidores pretendem fazer compras no evento Black Friday 2021 deste ano.

Black Friday

Faltam menos de três meses para a Black Friday 2021. Neste ano, o evento acontecerá no dia 26 de novembro. Uma pesquisa da UOL em parceria com a MindMiners, mostra que o consumidor brasileiro já está se planejando para o evento, que está cada vez mais consolidado no calendário dos brasileiros.

A pesquisa Black Friday 2021 é uma sondagem anual do setor de pesquisa e audiência do UOL para marcas junto da MindMiners. De acordo com os dados, a Black Friday se tornou um período promocional que permite aos consumidores a realização de antigos sonhos.

Black Friday já faz parte do calendário de datas promocionais do brasileiro


Segundo a pesquisa, a Black Friday está consolidada como uma data promocional importante no calendário dos consumidores brasileiros. Os dados apontam que 67% das pessoas pretendem fazer compras durante a Black Friday 2021, destes, 89% fizeram compras durante o período no ano passado.

Planejamento passa pela definição das prioridades de compra


O levantamento aponta que 37% dos consumidores se planejam antecipadamente. O planejamento consiste em definir quais são os objetos de desejo para compra na data.

Para 64%, a Black Friday é o momento de comprar os produtos que desejam há muito tempo. Além disso, a pesquisa também aponta que o evento é uma oportunidade para fazer estoque de produtos e serviços que os consumidores precisam no seu dia a dia.

Para 46% das pessoas entrevistadas, a Black Friday é o melhor momento para comprar um produto ou contratar um serviço rotineiro por um preço mais barato.

O evento é tido como uma oportunidade de bons preços e ofertas para comprar mais barato. A publicidade apoia o planejamento dos consumidores: segundo os dados, 64% das pessoas prestam mais atenção a anúncios publicitários que se refiram às promoções de Black Friday.

Para 50% dos consumidores, a publicidade influencia diretamente na decisão de compra durante a Black Friday. Isso só reforça a necessidade de um planejamento prévio das empresas para o evento.

O que também reitera a importância de iniciar uma campanha de Black Friday meses antes do evento para esquentar o público e sair na frente da concorrência. Os anúncios se tornam ações eficazes para se comunicar com uma audiência não alcançada pelo negócio.
 
Aliar-se a campanhas em redes sociais de forma orgânica e investir em tráfego pago e orgânico com a maior antecedência possível são as melhores formas de se planejar para bater a meta de vendas da Black Friday.

Retorno de vendas em lojas físicas e consolidação do e-commerce


A pesquisa também aponta tendências que devem se consolidar no pós-pandemia, como a expectativa do retorno gradual das vendas em lojas físicas e também da consolidação do alto volume de compras on-line.

Criado como um evento focado em renovar o estoque para o fim de ano, a Black Friday se divide entre vendas nas lojas físicas e on-line. Com a pandemia de Covid-19, o e-commerce se tornou a principal forma de compra.

Um levantamento da Neotrust e do movimento Compre & Confie mostra que houve mais de 7,6 milhões de compras on-line na Black Friday 2020, o que representa um crescimento de 24,7% em relação ao ano anterior.

De acordo com a pesquisa da UOL/MindMiners, 47% dos consumidores devem comprar neste ano apenas pela internet, um crescimento de 6% em relação a 2020. Já 15% preferem comprar apenas em lojas físicas, um crescimento de 4% em relação ao ano passado.

No geral, 86% das pessoas disseram ter o costume de comprar on-line, destas, 53% aumentaram a frequência de compras ao longo do ano. No pós-pandemia, 75% disseram que devem manter a frequência atual de compras on-line.

Entre as categorias de produtos mais desejadas, podemos citar: smartphones (46%), eletrônicos (43%), eletrodomésticos (35%), informática (35%), moda e acessórios (27%), viagem e alimentação (20%).

Os números mostram que o consumidor está se planejando e deve comprar bastante na Black Friday 2021. A expectativa para o evento é a melhor possível, principalmente para marcas que já deram início à sua campanha para a data.