Vale a pena comprar apartamento mobiliado

Vale a pena comprar apartamento mobiliado?

Opção tem vantagens e desvantagens; saiba o que considerar na hora da compra      

Quando você decide que chegou o momento de realizar o sonho da casa própria, é necessário colocar algumas coisas no papel.

O orçamento disponível é o item mais importante, até porque, é provável que vá assumir as parcelas de um financiamento por um longo período.

Apesar disso, não é apenas a questão financeira que é analisada. É necessário também entender o que deseja ao realizar a busca por um apartamento à venda.

Prefere um imóvel vazio ou será melhor apostar no mobiliado? Confira se vale a pena escolher a segunda opção.

Vantagens de um apartamento mobiliado

Antes de decidir, é indicado conhecer quais as vantagens de investir em um apartamento mobiliado. Aqui estão as principais:

Praticidade

Quem não possui móveis ou está se mudando para outra cidade pode ver muita vantagem em apostar nos imóveis mobiliados.

Não é necessário se preocupar com a montagem do espaço ou gasto com eletrodomésticos, apenas se mudar.

Assim, logo que assina o contrato de compra, o novo morador pode se preocupar com outras modificações, como cor das paredes e acessórios.

Economia

Ao considerar apenas o preço de mercado do imóvel, notará que é mais caro comprar um mobiliado em comparação a um vazio. No entanto, a economia é observada ao pesar outras questões.

Como é necessário apenas pegar as chaves e se mudar, não há gastos com transporte para a mudança nem a necessidade de comprar itens temporários. Você tem tudo a sua disposição.

Valorização

A localização do apartamento não é o único fator a ter peso na valorização do imóvel. Se no futuro você pensa em alugar ou vender o espaço, poderá cobrar um preço mais alto, pois os móveis contam como um plus no local.

Para aproveitar esta vantagem, opte por apês com móveis bem conservados e, quando se mudar, cuide muito bem de tudo.

Desvantagens de um apartamento mobiliado

Como em qualquer situação, a escolha de um apê com todos os móveis pode ter algumas desvantagens, como:

Móveis seminovos

São raros os casos de apês mobiliados que trazem móveis novos. Em sua maioria, a mobília já foi utilizada anteriormente. Isso pode significar pequenos danos, menos visíveis, e até a necessidade de troca em breve.

Quando falamos em decoração, há um extra nesta desvantagem. Pode ser que os móveis tenham um estilo fora de linha, difícil de repor caso quebrem.

Não tem o seu estilo

Você pode até encontrar um local que esteja com o estilo de décor que mais agrada, ainda assim, o espaço não tem a sua cara. Até porque, foi montado por outra pessoa.

Isso significa lidar com móveis em cores diferentes das que você escolheria e até conviver com uma disposição que não agrada, comum nos móveis fixos de banheiro e cozinhas planejadas.

Gastos maiores em modificações

Dá para modificar um apartamento mobiliado? Como sua ideia é comprar, até dá, mas prepare-se para um gasto mais elevado. Então, se comprou um imóvel com três quartos e decidiu transformar um deles em escritório, saiba que terá esse custo.

Inclusive porque muitos dos móveis que estavam neste cômodo podem perder sua utilidade. Aí caberá observar se podem ser realocados em outros espaços ou serão doados.

Vale a pena fazer essa escolha?

Como você viu acima, a decisão de comprar um apê já mobiliado tem seus prós e contras. No entanto, apostar em um imóvel vazio também teria.

Assim, antes de escolher pelo local completo, com móveis, veja o que é mais importante para você.

Se os gastos com compra de novos móveis ou transporte forem maiores que o extra a ser pago pelo imóvel mobiliado, talvez valha a pena apostar nesta opção. Assim, analise tudo cuidadosamente e coloque todas as contas no papel.