Dor nas costas depois do trabalho

Dor nas costas depois do trabalho, como resolver?

Se você sofre de dor nas costas diariamente e isso está começando a prejudicar a sua qualidade de vida, confira algumas dicas do que fazer.      

Na vida cotidiana, inúmeros hábitos acabam prejudicando a nossa saúde. A dor nas costas é um problema que afeta nada menos que 80% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alguns exemplos das causas são: passar muitas horas sentado durante o trabalho, carregar malas ou mochilas pesadas todos os dias, falta de atividade física, colchão inadequado, má postura, entre outros.

Por isso, se você quer mais ergonomia nos móveis da sua casa e está em busca de modelos de cadeira gamer, confira algumas dicas sobre o que fazer para reduzir a dor nas costas após o trabalho.

Móveis ergonômicos

Chamado cientificamente de “lombalgia”, a dor nas costas é um problema que afeta pessoas de todas as faixas etárias e gera desconfortos físicos, sociais e emocionais.

Um dos meios de reduzir a dor é apostar em móveis com boa ergonomia (que prevê regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde de um profissional, a fim de proporcionar maior bem-estar).

Atividades físicas

A falta de atividades físicas de modo regular é uma das razões mais comuns que provocam dores nas costas. Para quem sente não ter tempo, vale começar por práticas curtas (de trinta minutos) dentro da própria casa: alongamento, exercícios de ginástica e ioga, por exemplo.

Quando feitos de forma correta, exercícios de musculação, hidroginástica e pilates podem fortalecer a musculatura e oferecer suporte para a coluna vertebral.

A natação, por exemplo, é uma atividade física excelente não apenas para a coluna, mas também para todo sistema respiratório e para a musculatura.

Cuidados na hora de dormir

Além de criar uma rotina de horários para ir dormir e não permanecer em frente a telas de computador, celular ou televisão, é importante ter um colchão confortável para garantir uma boa noite de sono.

Outra dica importante recomendada por ortopedistas é dormir de lado para não sobrecarregar a coluna (o que ocorre se a pessoa dormir de barriga para cima ou para baixo).

Nesta posição, também é recomendado colocar um travesseiro entre as pernas, a fim de alinhar a coluna. Ao despertar, é melhor se levantar da cama de lado, para evitar que a força da gravidade tenha mais impactos danosos sobre a sua coluna.

Boa postura

Quem trabalha remotamente ou no escritório acaba passando boa parte do dia sentado. Na correria cotidiana, é comum que as pessoas acabem descuidando de sua postura e sentando de qualquer jeito.

Contudo, a longo prazo, isso tem efeitos maléficos sobre a saúde das nossas costas.

O correto é sentar-se de modo ereto e com os ombros retos. Ao sentar-se, é recomendado apoiar os pés no chão e ficar atento para não escorregar no assento — o que acaba por pressionar a lombar (região situada logo acima do quadril) e originar problemas mais graves, como hérnia de disco.

Outra dica simples e eficiente é flexionar os joelhos ao abaixar (para pegar alguma coisa do chão, por exemplo). Também é importante usar o peso do próprio corpo para empurrar (e nunca puxar) carrinhos e malas pesadas.

E, na hora de carregar mochilas, evite carregar o peso dela em uma única alça, sendo melhor distribuir o peso entre os dois ombros, utilizando as duas alças.

Apesar desses cuidados poderem reduzir as dores nas costas, é importante buscar ajuda profissional para verificar se essas dores não são causadas por problemas mais profundos, que podem exigir tratamentos específicos.

Antes de comprar um colchão e iniciar a prática regular de atividades físicas, também é recomendado procurar profissionais que possam indicar os tipos de colchão e de exercício mais adequados para você.