Kitnet

Kitnet, como mobiliar otimizando o espaço

Saiba como se organizar mesmo em um imóvel pequeno.    

Para estudantes, solteiros ou para quem fica pouco tempo em casa, uma moradia bem interessante é a kitnet.

Com custo bem menor quando comparado a casas e apartamentos, esse tipo de imóvel tem como características principais o tamanho reduzido e a integração dos ambientes.  

Tais aspectos, por sua vez, podem parecer gerar dúvidas e dificuldades na hora de mobiliar o espaço. Se esse é o seu caso, saiba que é possível, sim, arrumar sua kitnet com tudo o que você precisa — mesmo que ela não tenha o maior espaço interno.

As palavras de ordem, nesse sentido, são: praticidade, funcionalidade e organização. Com alguns ajustes, o seu imóvel pode ganhar outra cara.

Planejamento

Quando você vai se mudar para qualquer imóvel, é preciso analisar os espaços disponíveis para os seus móveis e objetos pessoais. Com a kitnet não seria diferente.

A questão é que, por conta do espaço restrito, o tamanho da sua “bagagem” tem que ser adaptável ao ambiente.

Se você for comprar móveis, a dica é medir tudo antes, para ter certeza de que eles caberão direitinho no lugar. Lembre-se de calcular um espaço extra para a circulação.

Outra sugestão é adquirir móveis planejados, feitos sob medida, de modo que todos os ambientes possam ser devidamente utilizados.

Agora, se você já tem móveis, é preciso que eles sejam compatíveis com o ambiente. Não adianta querer manter um sofá imenso, se ele consome todo o espaço de circulação da cozinha, por exemplo.

Nesses casos, veja o que pode ser doado, vendido ou descartado. Desapego é a ordem.

Ainda em relação aos móveis, o mais indicado é que eles sejam práticos e tenham mais de uma utilidade no seu dia-a-dia.

Uma cama baú pode servir como espaço para guardar as malas e a roupa de banho e cama; a mesa que você usa para as suas refeições pode ser a mesma para fazer o seu home office e assim por diante.

Com móveis e portas de correr, você economiza e, ao mesmo tempo, aproveita melhor os espaços. Isso pode ser aplicado tanto no guarda-roupa quanto no armário da cozinha, sem problemas.

O interessante é que você tente criar um ambiente que seja agradável e prático.

Criando divisórias

A kitnet é um imóvel onde praticamente tudo é integrado: sala, cozinha, área de serviço, quarto e banheiro. Existem alguns modelos com paredes dividindo algum cômodo, mas isso não é regra.

Por isso, vale a pena criar divisórias nos ambientes para deixá-lo mais organizado.

Você pode tanto usar peças como cortinas — dando mais privacidade —, como também usando seus próprios móveis para delimitar cada espaço.

Uma estante vazada ou o próprio guarda-roupa pode separar o quarto da sala. Um tapete também pode distinguir ambientes.

Cor e luz

Se você deseja dar uma sensação de amplitude a um lugar, pintar as paredes em tons claros e pastéis, como branco, bege e cinza, é uma excelente alternativa.

A regra também vale para kitnets. Deixe o colorido a cargo dos detalhes na decoração — mas nada de exageros.

Aposte na luz natural e tente aproveitá-la o máximo que puder ao longo do dia. Luzes artificiais também são muito bem-vindas. Abajur, luzes de camarim ou luminárias pendentes darão outro astral ao seu cantinho.

Por fim, mas não menos importante: organização sempre! Em um ambiente integrado como uma kitnet, é extremamente desaconselhável deixar a louça acumular na pia nem a cama desarrumada, pois toda a bagunça fica muito mais visível.

Torne a organização diária um hábito e deixe o seu imóvel (e a sua vida) muito mais leve.