Como melhorar as suas chances de obter um bom emprego?

Definitivamente parece que o Brasil está constantemente passando por momentos de crise. Parece não haver um ano sequer em que nós encontramos uma folga para nos dedicar à carreira do sonho ou a alguma oportunidade melhor.

Chances de obter um bom emprego

Mas ter um bom emprego não é algo que se vincula exatamente a uma condição favorável do mercado. É possível se posicionar muito bem sem necessariamente enfrentar situações difíceis e problemáticas e arriscar jogar tudo para o alto.

Claro, não é todos os dias que uma grande oportunidade aparece, entretanto quando ela aparece você deve realmente estar pronto para se candidatar. Muitos se preocupam em conseguir mudar toda a sua vida e rotina em poucos dias, mas isto não é algo frutífero.

Se você realmente quer se tornar um profissional desejável que tenha uma chance, é preciso se capacitar de maneira constante, mesmo que seja pouco, todos os dias.

Mudanças grandes do dia para a noite dificilmente conseguem se manter no longo prazo. Por isso é muito importante que você se dedique de maneira inteligente para aquilo que faz toda a diferença.

Hoje gostaria de te ensinar como melhorar as suas chances de obter um bom emprego. Vamos conferir?

Como obter um bom emprego?


Primeiramente é importante dar um passo realmente desafiador. Este passo é exatamente descobrir o que é um bom emprego para você.

Em que área você quer trabalhar? Com o que você deseja trabalhar? Ou melhor, quanto tempo você quer se dedicar por dia e quanto deseja receber no final do mês?

Saber estas respostas é crucial para que comecemos a dar passos significativos na direção do sucesso. Encontrar o emprego perfeito não é fácil, mas não saber nada sobre ele deixa tudo quase impossível.

Passo 1 - Invista em capacitações


Claro, quem deseja trabalhar em áreas mais técnicas irá precisar de certificações específicas. Como por exemplo, é necessário ter um curso de engenharia para projetar um prédio.

Nossa sociedade ainda possui uma grande estrutura burocrática que provavelmente mais atrapalha do que evita problemas.

Mas um outro fato importante é que existem muito mais coisas do que só uma habilitação para trabalhar em determinada área. Para se ter uma ideia, várias profissões ainda não possuem uma regulamentação própria.

Este é o caso de alguns esteticistas, que começam a lucrar fazendo só um simples curso de limpeza de pele.

Mas mesmo nas profissões que precisam de uma graduação de ensino superior e com certificação de conselho de classe, acaba sendo interessante mostrar este tipo de certificado.

Não exatamente um de limpeza de pele, mas algo ligado a sua área, que permita você mostrar para o examinador que não só é capacitado para a tarefa, mas que também dá conta.

Cursos relacionados a soft skills são os mais interessantes. Algo que mostre que você sabe organizar um projeto, otimizar o tempo e comandar uma equipe.

Ou mesmo que possui controle sobre ferramentas básicas de informática que possam ser necessárias para o desenvolvimento da profissão.

Passo 2 - Desenvolva um portfólio


Certificados são cruciais, não tenha dúvida disso. Seu recrutador pode confiar em você, afinal de contas ele gastou algum tempo conversando e conhecendo você. Entretanto ele provavelmente possui superiores, e precisa dar satisfações das suas escolhas.

Mas para convencer ele de maneira efetiva é realmente necessário que você também apresente algum resultado prático. Para isto, a maneira mais comum de mostrar resultados é realmente através de uma série de portfólios.

Este é um conjunto sistemático e conciso dos seus principais trabalhos realizados ou amostra deles. Diferente do seu currículo, o seu portfólio irá conter fotos, vídeos, gráficos e demonstrações de resultados.

Sem contar que ainda é possível inserir depoimentos que serão realmente um diferencial na sua contratação.

Para isto é importante sempre conquistar pequenas vitórias profissionais no seu tempo livre.

Passo 3 - Mantenha uma rede de contatos


Grande parte dos seus resultados está diretamente ligada à sua exposição profissional. Querendo ou não, é muito mais fácil para uma empresa contratar alguém que possui recomendações, ou mesmo que tem capacidade de levantar contatos.

Assim acaba sendo crucial para você que tenha conhecimento de pessoas dentro da sua área.

Um dos meios de se conseguir estes contatos são primeiramente fazendo alguns serviços de freelancer. Procure utilizar seu tempo nas horas vagas para levantar conhecimento sobre novos profissionais e empresas do ramo.

Mas também pode ser interessante utilizar redes sociais especializadas, como por exemplo o LinkedIn.

Faça busca por profissionais do seu foco de empreendimento, além de procurar por aqueles que estão em uma região próxima de onde você vive.

Realmente é um meio de abrir muitas portas, sem se esquecer de colocar em seu perfil atualizações de seus cursos e títulos profissionais.

Este é um trabalho até mesmo interessante, já que possibilita melhorar suas conexões ao mesmo tempo em que utiliza uma rede social comum.

4 - Aprenda outro idioma (de preferência o Inglês)


Dominar um idioma além do português abre muitas portas, e pode ser um grande desafio para aqueles que não conseguem nem ao menos falar a língua materna direito.

Entretanto eu digo que existem ótimos cursos online de inglês que entregam uma possibilidade de ouro para você se tornar um melhor profissional.

Lembrando que não existem limites para aqueles que querem realmente apresentar bons resultados profissionais.

O site Certificado Cursos Online acaba sendo uma opção muito interessante para que pessoas acabam encontrando uma variedade enorme de cursos que são gratuitos. Você pode estudar e paga somente pela emissão do certificado.

É uma das melhores plataformas da área, uma das mais completas em número de cursos e qualidade. Realmente algo que merece sua atenção.

No mais é isso, estas dicas com certeza irão melhorar o seu caminho para conquistar novos horizontes. E não se esqueça que os bons resultados não aparecem do dia para a noite, eles são resultados de uma ótima rotina de preparação constante.

Mas ao contrário disso, as oportunidades inevitavelmente acabam por serem inesperadas. Por isso a preparação precisa estar em dia.

Qualquer outra dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.