Manutenção preventiva de ar condicionado aumenta a vida útil do aparelho

Manutenção preventiva de ar condicionado aumenta a vida útil do aparelho

Entenda os cuidados necessários com ar condicionado para mantê-lo funcionando bem por mais tempo. Evite custos com consertos desnecessários!

Entenda os cuidados necessários para manter seu ar condicionado funcionando bem por mais tempo!

Estamos no verão e tem dias que o ar condicionado é indispensável, não é mesmo? Esse aparelho é um grande aliado para o bem estar das pessoas, principalmente nos dias quentes.

Não podemos negar que um ar condicionado é um investimento. Embora a máquina esteja se popularizando, não é algo barato.

Quem compra quer mais qualidade de vida, sonos tranquilos, bem-estar e principalmente, que o equipamento dure bastante.

Imagine que de repente, seu ar condicionado pare de funcionar, justo no dia mais quente do ano. Seria uma surpresa muito desagradável para seu bolso, já que teria que arcar com os custos do conserto e para o seu bem-estar, dado que enquanto não arrumasse a máquina, passaria um sufoco com o calor.

Não é a situação que queremos ao investir em um ar condicionado, concorda? Infelizmente, este é apenas um dos problemas que podem acontecer com este equipamento.

Outros exemplos são: falta de climatização, vazamento de água, maior consumo de energia e quebra de algumas peças importantes.

Para que esses e outros problemas não aconteçam, é preciso ter alguns cuidados frequentes com a máquina.

Ter um ar condicionado é ótimo, mas precisa de alguns cuidados para ser algo vantajoso e não uma dor de cabeça. Muitas pessoas não sabem disso, acreditam que é só adquirir e pronto.

Um erro muito grande e infelizmente, comum. Entenda ao longo deste conteúdo, quais os cuidados necessários para fazer com que o ar condicionado dure bastante tempo e funcione bem, principalmente no verão.

Não deixe os cuidados de lado!

A grande maioria dos danos de ar condicionado poderiam ser evitados com manutenções frequentes. Profissionais da área explicam que o custo com o conserto pode ser 10 vezes maior do que com cuidados periódicos com a máquina.

Então, pensando por esse lado, é muito mais barato fazer as manutenções preventivas do que remediá-las e ter que arcar com o custo de um conserto.

Outro ponto importante é que cuidando do equipamento, não terá surpresas negativas e tampouco precisará ficar dias sem ele.

Quem já passou por isso sabe que quando o verão chega, é quase impossível encontrar técnicos com bons preços. Isso porque, todo mundo quer arrumar o ar condicionado ao mesmo tempo.

Além do valor do serviço ficar mais alto, demora mais tempo para ser feito.

Ou seja, não tem um sequer vantagem em não fazer a manutenção periodicamente. Veja bem, como explicaremos a seguir, são cuidados básicos, alguns podem ser feitos por você, sem precisar de ajuda profissional.

Não passe por este sufoco, se previna! A seguir, verá os cuidados necessários para entender o que precisa ser feito.

Limpe seu aparelho: principalmente os filtros

Um dos passos mais importantes é a higienização do ar condicionado. Isso porque, a sujeira pode atrapalhar o funcionamento da máquina e pior ainda, prejudicar a saúde das pessoas que o usufruem.

É normal acumular resíduos e microrganismos ruins no interior do equipamento, principalmente nos filtros. Por isso, quando não há a limpeza, pode acontecer destes organismos maléficos voltarem ao ambiente.

O que é ruim, podendo provocar problemas de saúde respiratória e outras situações. A limpeza pode ser feita por você mesmo e é bastante simples.

Com um pano úmido, consegue limpar a grande maioria das peças do ar condicionado. O filtro, é mais complexo, precisa tirá-lo e lavá-lo. Mas o passo a passo está no manual de cada máquina. É fácil!

Não deixa o ar condicionado ligado quando portas e janelas estiverem abertas

Esse talvez seja o principal erro que as pessoas cometem com o ar-condicionado. Se o aparelho ficar ligado em lugares com saída de ar, como perto de portas e janelas, seu funcionamento pode ser prejudicado.

Isso porque, o ar condicionado precisará fazer mais esforço para funcionar e climatizar todo o ambiente. Desta forma, haverá um desgaste desnecessário das peças e a vida útil do equipamento será prejudicado pouco a pouco.

Além de danificar a máquina, ainda gera maior consumo de energia – que pesa no bolso. Então, segundo cuidado: não deixe o local aberto quando o aparelho estiver ligado.

Manutenção preventiva por profissionais

Outras medidas devem ser feitas por profissionais, já que são mais técnicas. Conferir as instalações elétricas do aparelho para entender se existem pequenas falhas, como desgaste dos fios ou algo mais sério.

Outro passo é conferir as conexões máquina, se as mangueiras estão em perfeito estado, se há um entupimento, amassado ou outras condições.

São medidas mais específicas que nós, pessoas que não entendem do assunto, não identificamos.

Todas essas medidas, inclusive dos tópicos anteriores, fazem parte da manutenção preventiva. Um conjunto de cuidados para prolongar a vida útil do ar condicionado e eliminar pequenas falhas, antes que se tornem problemas maiores.