Coisas que não podem faltar no quarto do casal

5 coisas que não podem faltar no quarto do casal

Cômodo compartilhado precisa trazer a identidade das duas pessoas na decoração.

A decisão de “juntar as escovas de dente” e compartilhar a vida é um passo muito importante para os casais. No entanto, é preciso adaptar a rotina, o pensamento e, às vezes, a casa para que ambos possam viver confortavelmente. 

Dependendo de onde o casal vai viver, é preciso reestruturar a casa, a fim de ganhar maior espaço interno e abrigar os itens de ambos.

Um dos cômodos que mais simboliza a união, o quarto de casal, é, também, um dos ambientes que talvez precise de mais ajustes para carregar a identidade das duas pessoas.

Confira, a seguir, alguns itens indispensáveis para esse cômodo.

1. Cama

O principal móvel do cômodo precisa ser comprado pensando no conforto das duas pessoas que irão dividi-lo. Se uma das pessoas é alta, por exemplo, a cama deve ser grande o bastante para que ela não fique com os pés para fora. 

O peso de ambos os usuários deve ser considerado para que se determine a densidade do colchão. Quanto ao enxoval, o casal pode optar por cobertores separados, de solteiro, para evitar a briga pela coberta, que tantos casais relatam.

2. Armários

A fim de abrigar roupas, acessórios e pertences pessoais de cada um dos moradores da casa, o guarda-roupa precisa ser bastante amplo.

Dependendo do volume de pertences que cada um tiver, pode ser válido investir na conversão de um cômodo em closet.

Também é preciso lembrar que o casal precisa de um espaço específico para guardar o enxoval de cama, mesa e banho.

A cama box com baú pode ser uma grande aliada para guardar lençóis, toalhas e edredons quando não estão em uso.

Além desses itens, há malas e outras peças de uso conjunto que acabam ocupando bastante espaço. Ter um armário com locais exclusivos para esses itens ajuda a manter a praticidade no dia a dia.

3. Luzes de cabeceira

Pode ser um abajur, uma luminária pendente ou até mesmo fitas de LED. O importante é garantir que a cabeceira tenha pontos de iluminação.

Além de facilitar sua localização à noite, esse apoio serve como luz de leitura quando uma das pessoas perde o sono ou precisa revisar algo antes de dormir.

As luminárias de mesa, bastante úteis, também podem ser usadas em outros pontos da casa, como sala, home office e quarto de hóspedes.

4. Cortina

Item indispensável da decoração, a cortina tem um papel que vai além do decorativo. É parte do enxoval funcional da residência.

Dependendo do tecido de que é feita, a cortina ajuda a barrar a iluminação direta do sol, prevenindo que a claridade desbote os estofados e até mesmo o piso.

Outro ponto importante é dar privacidade ao cômodo na medida certa, além de barrar a entrada da claridade na parte da manhã, quando os pombinhos querem dormir até mais tarde.

Quem não gosta da ideia da cortina de tecido pode optar pelos modelos rolô – com ou sem blackout – ou persianas. Feitas de madeira, bambu, ferro, acrílico e muitos outros materiais, a persiana pode conferir modernidade ao cômodo. Há, ainda, modelos motorizados e com controle remoto.

5. Ar-condicionado

Vivemos em um país tropical. Cada vez mais temos vivido verões extremamente quentes, que tornam o momento do sono uma verdadeira tortura.

Nos casais, sempre há um mais calorento, ao passo que o outro sente mais frio. Optar por colocar um climatizador ou ar-condicionado no quarto pode acabar com discussões sobre o tema.

O aparelho pode ser usado no verão, para refrescar, ou no inverno, para aquecer o ambiente.