Marketing para pequenos negócios no Alagoas

Você tem um pequeno negócio no Alagoas e pretende ingressar no marketing digital? Confira todas estas dicas! 

Marketing

A pouco tempo atrás, houve um grande evento no Alagoas com grandes nomes do marketing digital, isso fez com que muitos pequenos e médios negócios começassem a investir nestas estratégias.

Você tem um pequeno negócio e quer investir em marketing digital? Saiba tudo sobre as estratégias mais eficazes para o estado do Alagoas.

O que é o marketing digital?


Diferente do marketing tradicional, o marketing digital é executado através da internet.

O marketing digital é o principal meio de propagação de publicidades em todo o mundo, afinal, a maior parte dos consumidores está na internet.

Podendo ser usado em centenas de diferentes canais, o marketing digital na maioria das vezes é executado em:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Mecanismos de buscas;
  • E-mail;
  • Sites institucionais;
  • Lojas virtuais;
  • E outros meios.

Melhores estratégias para pequenos negócios no Alagoas


Existem dezenas ou centenas de estratégias de marketing digital, porém, existem algumas que são mais eficazes para pequenos negócios no Alagoas. Confira abaixo sobre cada uma delas.

1 – Site institucional / Loja virtual


Se você tem um pequeno comércio ou uma pequena empresa de prestação de serviços, com certeza um site institucional é a porta de entrada para o seu empreendimento no marketing digital.

Por outro lado, se você possui uma loja, independente do tipo de produto, com certeza você precisa de uma loja virtual.

A loja virtual é a vitrine da sua empresa na internet, uma das vantagens é a economia no que tange a comissão do vendedor.

Entretanto, você tem que ter uma logística de entrega e devolução bem definida para evitar qualquer tipo de problema que afete a satisfação do cliente.

2 – SEO


O SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização de sites. Esta estratégia consiste em fazer com que o site fique nas primeiras posições do Google, Bing ou outros buscadores sem ter que pagar por anúncios.

Apesar de ser uma estratégia de médio e longo prazo, o retorno sobre o investimento é excelente caso a campanha seja bem executada.

Outra estratégia que pode ser usada em conjunto com o SEO é o marketing de conteúdo.

3 – Marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo consiste em publicar conteúdos regularmente para sua audiência, desta forma, você não só consegue engajar e alimentar seus clientes como também possibilitar a descoberta da sua marca para novas pessoas.

Alguns tipos de conteúdos que podem ser publicados:

  • Artigos;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Dicas e tutoriais;
  • Curiosidades;
  • E outros.

No caso de conteúdos para o blog, é extremamente recomendado seguir todas as normas de marketing para produzir artigos para a internet.

4 – Social media / Redes sociais


Quando falamos em marketing digital, não temos como deixar as redes sociais de fora, principalmente o Instagram, que funciona como principal meio de marketing para vários comércios em todo o mundo, e isso não é diferente no Alagoas.

Não importa se você presta serviço ou vende produtos, estar presente no Instagram pode ser extremamente benéfico para sua empresa, principalmente se você impulsionar publicações recorrentemente.

Uma dica: invista ao menos 50 reais por mês com impulsionamentos no Instagram. 

Conclusão


Esperamos que você esteja satisfeito com todas essas informações.

Não deixe de usar ao menos duas estratégias de marketing digital na sua empresa.

Considere investindo primeiro nas redes sociais, feito isso, poderá usar o retorno sobre o investimento para investir nas outras estratégias.